• Home
  • Programação
  • Encontros de Buscadores
    Cartografias Espirituais e Práticas Contemplativas
    Tema: Yamas e Nyamas: Os Princípios do Yoga e a Justiça Restaurativa
Programação
Encontros de Buscadores
Cartografias Espirituais e Práticas Contemplativas
Tema: Yamas e Nyamas: Os Princípios do Yoga e a Justiça Restaurativa

Com Ana Sofia Schmidt de Oliveira
29 de novembro de 2019, sexta-feira,  das 19h30 às 21h30

É possível que a palavra Yoga evoque imagens de corpos em posições de equilíbrio e flexibilidade. É possível que a expressão “Justiça Restaurativa” remeta à ideia de técnicas de resolução de conflitos. O que poderiam ter em comum?

Reduzir o Yoga a técnicas de respiração e posturas ("pranayamas" e 'asanas") é um empobrecimento de sua verdadeira dimensão como filosofia de vida. Da mesma forma, conceber a Justiça Restaurativa como uma técnica de solução de conflitos é reduzir imensamente sua potência, só alcançada se concebida também como filosofia de vida.

É justamente nessas dimensões mais profundas que os Yamas e Nyamas – os princípios do Yoga – se encontram com os princípios da Justiça Restaurativa para recuperar sua força ancestral e ação transformadora.

Em uma sociedade polarizada, em que as relações humanas são cada vez mais pautadas pela intolerância e pela superficialidade, a aproximação entre a Yoga e a Justiça Restaurativa pode nos inspirar a buscar novos e poderosos encontros com o outro, viabilizados por um profundo encontro consigo.




 

 



PALESTRANTE



Ana Sofia Schmidt de Oliveira,  Procuradora do Estado da Procuradoria de Procedimentos Disciplinares. Especialista e Mestre em Direito Penal e Criminologia pela FADUSP. Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Estadual de Solução Adequada de Conflitos de Natureza Disciplinar. Foi Coordenadora Geral do Serviço de Assistência Judiciária ao Preso, Ouvidora Geral da Procuradoria Geral do Estado, Coordenadora de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública, Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e integrante da Comissão Internacional sobre Reforma Policial na Democracia. Autora do livro A Vítima e o Direito Penal. Formada nos Programas de Mediação de Conflitos, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso, e de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas, pela Palas Athena.

 
 

INSCREVA-SE

    
Entrada Franca
 

 



  
ATENÇÃO: Ao efetuar sua inscrição, a vaga será reservada exclusivamente para você. Caso desista ou não possa comparecer, por favor entre em contato com a equipe da Palas Athena através do telefone 3050-6188 ou e-mail contatocef@palasathena.org.br, para que possamos dispobilizar sua vaga para outra pessoa.