Programação
Entre a Liberdade e a Servidão, muitas danças são possíveis

Com George Barcat
14 de maio a 25 de junho de 2020, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30


O que é Liberdade? O que é Servidão? Para encontrar respostas, Caim matou Abel, Gilgamesh amou Enkidu, Sísifo ainda rola a sua pedra...

De lá para cá e tempo afora, cada pessoa e sociedade faz e fará algo para encontrar suas próprias respostas. Não há como duvidar da existência da Servidão. Somos servos de várias coisas e de muitos modos: Das posses que julgamos possuir. Dos enganos de nossa mente. Da insuficiência de nossa alma. Das fantasias que amamos chamar de sonhos. Dos desejos que entram repentinamente no salão... E, claro, dos ídolos e ideologias de pés de barro aos quais nos curvamos sem pestanejar.

Descobrir se a Liberdade efetivamente existe é um trabalho bem mais difícil. Será ela um ato de emancipação (Kant)? Uma ilusão de livre-arbítrio (Espinosa)? Uma condenação perpétua (Sartre)? Talvez por isso ela seja tão bem representada por sensações e humores como vertigem, angústia ou náusea.

Neste curso, ao invés de abordar os dois temas a partir de perspectivas que se sucedem numa exposição linear, vamos colocá-las para “dançar”.

Inventaremos uma "coreografia filosófica" para articular movimentos metafísicos, éticos e políticos sobre a Liberdade e a Servidão. Nela, os "por quês" e "comos" de filósofos, cientistas e artistas dançarão juntos para nosso deleite e inquietação.




 


 

DOCENTE

George Barcat, Conselheiro e professor da Associação Palas Athena. Especialista em Ética Empresarial. Membro fundador do Instituto de Compliance e Integridade Corporativa (ICIC). Analista de Sistemas. Professor de Ética, Filosofia e Ética Empresarial.

 

 

INSCREVA-SE

    
2x R$ 243,75
 

2x R$ 219,00


Preço da atividade com desconto para os seguintes grupos:
* Estudantes
* Pessoas com mais de 60 anos
* Professores e Assistentes Sociais da Rede Pública
Os documentos que comprovam a inserção em um dos grupos acima deverão ser apresentados na recepção da Palas Athena no dia da atividade.


 

Só é permitido comprar 1 unidade do curso por pessoa. Para inscrever outro aluno, finalize sua compra e repita o processo com os dados do outro aluno.

Mínimo de 10 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade.


Formas de Pagamento
- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188


Inscrição pela Loja Virtual
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão