• Home
  • Programação
  • 2018 - Formação em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas
Programação
2018 - Formação em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas

Coordenação: Lia Diskin

sextas-feiras: 19h a 21h30, sábados: 9h a 17h30, domingos: 9h a 13h
Carga horária presencial: 140 horas

Calendário


23, 24 e 25 de março              24, 25 e 26 de agosto
27, 28 e 29 de abril                 28, 29 e 30 de setembro
25, 26 e 27 de maio                26, 27 e 28 de outubro
22, 23 e 24 de junho               23, 24 e 25 de novembro
27, 28 e 29 de julho                7, 8 e 9 de dezembro


A experiência espiritual é hoje um fenômeno que ultrapassa o interesse de religiosos, antropólogos, psicólogos e mesmo neurocientistas. A busca de sentido, de pertencer ou servir a algo que se considera maior do que o eu é irrestrita, e essa busca se expressa em práticas atencionais e meditativas em cenários que poucas décadas atrás avaliaríamos como improváveis: empresas, forças armadas, escolas públicas, hospitais, laboratórios de inovação cognitiva e tecnológica, artes cênicas e esportes.

Tais práticas, originárias de culturas milenares, estão atualmente disponíveis para todos aqueles que, munidos de vocação e disciplina, desejam explorar o próprio potencial, ampliar a percepção da realidade e mudar de repertório interno. Contudo, é importante assinalar que o objetivo dessas práticas não é apenas melhorar a “performance”. O propósito é transformar e ampliar a percepção de si, do meio no qual se vive e da realidade. O modo como pensamos determina a nossa experiência do mundo.

O estudo das culturas tradicionais, onde emergiram e foram sistematizadas tais práticas evidencia a unidade da espécie humana, não apenas em termos biológicos como também no tocante à sua história espiritual. É essa história, com ênfase nas práticas atencionais meditativas, que constituem o objeto deste Programa de Formação.

A Formação em Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas da Palas Athena é estruturada em 10 módulos teórico-práticos ministrados pela Profa. Lia Diskin com professores convidados.



Todos os módulos são teórico - práticos


Módulo I – Símbolos, mitos e ritos – pontes que articulam intuição e razão, o latente e o patente – tornando visível e audível a experiência do inefável. A espiritualidade dos povos da floresta e a religião institucionalizada dos reis-sacerdotes do Vale do Nilo. Magia e as Escolas de Mistérios – Eleuses e Delphos.
Professor convidado: Basilio Pawlowicz.

Módulo II – Os animismos, politeísmos, henoteísmos, paganismos e monoteísmos. As tradições espirituais sem deus. Cartografias do sagrado relativas à compreensão do espaço e do tempo. O axis-mundi – a afirmação de si pela negação do outro. China e a espiritualidade em movimento Xintoísmo e Taoismo. Professoras convidadas: Maria Lucia Lee e Mônica Simas.

Módulo III – A sacralidade das forças da natureza e as teogonias ancestrais. Hierarquia e anarquia – desafio às potestades. A unidade na multiplicidade da Índia pré-védica. Os Vedas e a ordem celeste: o dharma e os yugas.
Professoras convidadas: João Carlos Barbosa Gonçalves.

Módulo IV – “O rugido do despertar”. O nascimento das darsanas – as seis escolas filosóficas em torno da herança dravídica e védica na Índia. O dualismo Samkhya e o Yoga na Bhagavad Gita e em Patanjali. Professores convidados: Marcos Rojo e Collaço Véras.

Módulo V – O monismo da escola Vedanta e suas vertentes em Shankaracharya, Madhva e Ramanuja. O poder da palavra. A invocação, o mantra e seus correlatos. A iconografia sagrada – um espaço que se dilata.
Professor convidado: Swami Nirmalatmananda.

Módulo VI – A Deusa Mãe e o patriarcalismo espiritual na Grécia Clássica. As Escolas de Mistérios. A razão ordenando o Caos primordial.
Professora convidada: Eliana Athié.

Módulo VII – As grandes religiões do Oriente e suas contracorrentes: budismo e jainismo. A chegada do budismo na China e seua expansão na Ásia. Do Theravada ao Vajrayana – novos cenários para o arhat e para o bodisatva. 
Professora convidada: Monja Coen.

Módulo VIII – Surgimento dos monoteísmos e de “uma história de Deus”: judaísmo, cristianismo e islamismo. Início dos “tempos”, presença do messias e a história de Deus. O impacto das idéias da Criação na estrutura da consciência: julgamento, culpa e punição.
Professor convidado: Dom Alexandre, OSB.

Módulo IX – Cartografias contemporâneas a respeito do sagrado: Max Muller, Joseph Campbell, Huston Smith e Ken Wilber. Renascimento e culto à Deusa Mãe, Mãe Terra e ecosofia. A meditação nos campos da Saúde e da Educação.
Professor convidado: Ari Raynsford.

Módulo X – A ciência entra no espaço do Sagrado. William James e a diversidade da experiência religiosa. Contribuição contemporânea das neurociências e o panorama que se abre para uma espiritualidade não da salvação, mas da comunhão jubilosa. A psicologia da felicidade e a psicologia do bem-estar.
Professora convidada: Elisa Kozasa.


Pré-requisito: ter cursado os módulos I, II e III de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas.

Vagas limitadas. 



Coordenação: Lia Diskin. 
Professores convidados: Anaíse Andrade, Ari Raynsford, Basilio Pawlowicz, Cibele Aldrovandi, Collaço Véras, Dom Alexandre, OSB, Eliana Athié, Elisa Kozasa, Maria Lucia Lee, Mônica Simas, Monja Coen, Marcos Rojo e Swami Nirmalatmananda.


Lia Diskin, formada em Jornalismo com especialização em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez, de Buenos Aires. Realizou estudos sobre as Upanixades na Vedanta Society em Uttar Pradesh, Índia. Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia. Coordenadora das visitas de Sua Santidade o Dalai Lama ao Brasil. Detentora de inúmeras premiações, entre elas: o Prêmio por sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz recebido na comemoração dos 60 anos da UNESCO; o Prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation, da Índia, por sua contribuição na promoção dos valores gandhianos; o Prêmio Trip Transformadores 2010. Cofundadora da Associação Palas Athena. Palestrante e criadora de inúmeros programas socioeducativos no Brasil e no exterior. Editora de mais de 50 obras de autores consagrados, autora e coautora de uma dezena de livros, sendo os mais recentes: "Vamos Ubuntar? Um Convite para cultivar a Paz" (UNESCO) e "Cultura de paz - redes de convivência" (SENAC). Coordenadora do Comitê da Cultura de Paz - uma parceria Palas Athena/UNESCO. Conselheira do Sarvodaya International Trust, Índia. 


Processo de pré-inscrição:


1. preenchimento do formulário de pré-inscrição; clique aqui 
2. confirmação/aprovação da Palas Athena;
3. pagamento da primeira parcela conforme orientação a ser recebida.

Resposta do processo de pré-inscrição: até 5 dias úteis após o envio do formulário.
Informações e dúvidas: 3050-6188 ou contatocef@palasathena.org.br


Inscrição e Formas de Pagamento:

Valor : 10x R$ 650,00 
- Boleto bancário 
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188

Confirmação da inscrição - mediante pagamento da primeira parcela.


Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do curso