Programação
O pensamento integral de Ken Wilber

Com Ari Raynsford
25 de março, 29 de abril, 27 de maio e 24 de junho de 2017, sábados, 9h a 17h30


Ken Wilber, considerado um dos maiores pensadores contemporâneos, desenvolveu nos últimos quarenta anos o Modelo Integral: resumidamente, trata-se de um “mapa” do ser humano concebido para facilitar nossa vida. Para elaborá-lo, Wilber investigou e integrou conhecimentos gerados desde a pré-história até os dias de hoje, fazendo dialogar as ciências, as artes, as filosofias e as tradições espirituais. O resultado obtido é verdadeiramente surpreendente pela sua elegante síntese e admiráveis conclusões.

O mundo contemporâneo encontra-se numa crise sem precedentes na história da humanidade. O “sistema operacional” atual dos seres humanos (Newtoniano-Cartesiano-Darwiniano) produziu, nos últimos séculos, importantes e notáveis frutos, mas, hoje em dia, não é mais capaz de processar os complexos problemas de um mundo globalizado. Este curso pretende apresentar uma nova e revolucionária sistemática para resolução dos problemas humanos – o Modelo Integral.



 

 



Objetivos do curso
a) Expor em detalhes o Modelo Integral, ressaltando seus conceitos transformadores, abrindo caminhos e gerando oportunidades para a realização pessoal, profissional, familiar e comunitária.
b) Discutir a Prática de Vida Integral e seus efeitos no crescimento pessoal e interpessoal nos níveis do corpo, mente e espírito.


Grandes Temas
a. O espectro da consciência;
b. A espiral do desenvolvimento;
c. A complexidade humana. 


Docente

Ari Raynsford é Doutor em Engenharia Nuclear e Mestre em Engenharia Mecânica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estudioso da obra de Ken Wilber, trabalha há quatorze anos na sua divulgação, ministrando palestras e cursos, coordenando grupos de estudo, traduzindo livros e artigos, e prestando consultoria a empresas.