• Home
  • Programação
  • CURSO CANCELADO
    O poder do instinto masculino: A psique masculina na visão de Carl Jung
Programação
CURSO CANCELADO
O poder do instinto masculino: A psique masculina na visão de Carl Jung

Com Marcelo Jordão
6 a 27 de junho de 2017, terça-feiras, das 14h às 16h

O que é ser homem nos dias de hoje?

O politicamente correto domina os tempos atuais. Há muitas proibições e idealizações sobre como o sexo masculino deve se comportar e isso deixa pouco espaço para o homem verdadeiro, de carne e osso, que muitas vezes se sente perdido em meio às utopias modernas.

Os modelos tradicionais para o gênero masculino são agora chamados pejorativamente de autoritários, patriarcais e machistas.

Essa visão deturpada muitas vezes atinge o homem, minando sua auto-confiança e resultando em hipersensibilidade, insegurança, frustração, falta de assertividade e grandes variações de humor.

É necessário reavaliar as idealizações sobre o comportamento e atuação masculinos para que nós, homens, possamos retomar o contato com nossos instintos.

Psicologicamente, nossos instintos estão ligados ao símbolo do masculino arquetípico. É preciso abrir espaço em nossa personalidade para a integração de aspectos desse símbolo primordial.

Neste curso, discutiremos, em quatro encontros, os perigos da idealização das características masculinas em nossa sociedade e também como obter um equilíbrio psíquico mais saudável por meio do contato com o masculino arquetípico que pede espaço em cada um de nós.

Este curso é recomendado para homens.




 

 


  


Docente

Marcelo Jordão, Engenheiro de Materiais (Mackenzie), Mestre em Ensino de Ciências (USP), certificado em Psychological First Aid (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health) e pós-graduado em Terapia Jungiana pelo IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa). Atuou como professor de Química para o Ensino Médio, autor de livros de ciências didáticos e paradidáticos, também ocupou diversos cargos corporativos nas áreas de engenharia, vendas e marketing.Estuda Terapia Junguiana há mais de 15 anos e desde de 2010 trabalha exclusivamente como psicoterapeuta.