Programação
Platão: Fedro e as loucuras da alma

Com Cristina Rodrigues Franciscato e George Barcat
9 e 10 de junho de 2017, sexta-feira 19h30 a 21h30 e sábado 9h30 e 17h30 

“... na verdade, as nossas maiores bênçãos chegam-nos por via da loucura, quando são enviadas como uma dádiva dos deuses.” ...
(PLATÃO, Fedro 244 a. 6-8, tradução de Edson Bini)

Platão escreveu várias belas obras e Fedro é uma das mais belas.

Nele, Sócrates dialoga com Fedro sobre a Retórica (o que pode a linguagem?), a Beleza, a divindade da Alma e, claro, o Amor – apresentado sobretudo como um dos muitos tipos de loucura que os deuses, para nossa felicidade, disparam em nós.

Além da loucura erótica – causada por Eros e Afrodite, três outras também nos aproximam do divino:
- A profética, cujo patrono é Apolo,
- A poética, inspirada pelas Musas,
- A ritual ou mistérica, vinda de Dioniso.

Todos estes temas desaguam em um leito comum: o entrelaçamento da Filosofia (compreendida como arte de bem conduzir a alma) com Eros (compreendido como a paixão amorosa).

Neste workshop veremos, sobretudo, que é somente quando estão agasalhados um no outro que a Filosofia e Eros são capazes de conduzir a Alma a um acordo com o mundo e com a vida.



 

 



Docente

Cristina Rodrigues Franciscato, Jornalista; mestre e doutora em Literatura Grega Antiga pela FFLCH-USP; tradutora da Tragédia Héracles de Eurípides do grego para o português (Palas Athena Editora, 2003). Coautora dos livros: Estudos Sobre o Teatro Antigo (Editora Alameda, 2010) e A Representação dos Deuses e do Sagrado no Teatro Greco-Latino (Humanitas, 2013). Membro Pesquisador do grupo “Estudos sobre Teatro Antigo” (USP/ CNPQ). Membro da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Realiza viagens culturais à Grécia, atuando como professora e especialista em temas gregos.


George Barcat, Conselheiro e Professor de Filosofia e Ética da Associação Palas Athena. Palestrante. Consultor em Ética Empresarial. Diretor da Integrow – Beyond Numbers.