Programação
Beethoven – Força, Temperamento e Metamorfose

Com Lidia Bazarian
3 a 24 de julho de 2017, segundas-feiras, das 19h às 21h30


“Enfim, esteja seguro Senhor que está tratando com um verdadeiro artista que ama ser convenientemente remunerado, no entanto ama ainda mais sua glória e também a glória da Arte – que nunca está satisfeito consigo mesmo e se obriga a ir sempre mais longe e de fazer progressos ainda maiores na sua Arte”.
Beethoven- Carta ao editor George Thomson, de Edimburgo, 23 de novembro de 1809.

Beethoven – um verdadeiro titã, pela força de sua personalidade, imaginação, talento e capacidade criativa – é o tema deste curso.

Como compositor recebe o legado deixado por Bach, Haydn e Mozart – nos gêneros musicais como a sonata, a sinfonia, concerto solista, quartetos de corda, duos e trios e nas formas musicais como sonata, tema e variações, fugas – levando-os às últimas consequências.

Transcende e transforma esse legado através de combinações harmônicas inusitadas, da exploração apurada de texturas e timbres instrumentais, e de uma construção formal inovadora e ousada. Cria propostas musicais que apontam para o futuro e permeiam as obras dos compositores do século XIX.

Em quatro aulas acompanharemos, dentro do contexto histórico, os principais fatos de sua vida e de sua intensa atividade como compositor.

Através de audições, vídeos, vivências e a análise de algumas obras fundamentais ampliaremos e propiciaremos a compreensão e apreciação do seu pensamento e da sua genialidade.



 

 



Docente

Lídia Bazarian, Graduou-se pela Universidade de São Paulo (USP) e fez especialização em piano na École Normale de Musique de Paris. Realizou turnês pelo Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão, apresentando-se como solista, em duos e como pianista de grupos de câmara, como o Grupo Novo Horizonte, a Camerata Aberta (prêmio APCA 2010 e Prêmio Bravo! 2012) e o grupo Sonâncias. Desenvolve intensa atividade artística como solista e camerista, especialmente ligada à música dos séculos XX e XXI, com estreias e gravações de inúmeras obras contemporâneas nacionais e estrangeiras. Dentre os CDs gravados destacam-se: "Paisagem Brasileira" (Meridien Records), "Trópico das Repetições" (selo SESC), "Música de Câmara Brasileira" (selo LAMI), "ResSonâncias" (selo LAMI), "Espelho d’Água" (Selo SESC), "Fragmentos de um Inverno Solar" como integrante do Trio Tokeshi Rosas Bazarian e "Imaginário" (selo LAMI) - seu primeiro disco solo - indicado ao Prêmio Bravo! 2012 de melhor CD de música erudita.