Programação
O valor da tristeza

Com Sandra Taiar
4 a 25 de outubro de 2017, quartas-feiras, das 14h às 16h

A tristeza sempre fez parte da experiência humana essencial.

Por que será que nos dias de hoje ela é tão evitada e até tratada como sintoma, doença?

Qual a diferença entre tristeza e depressão?

Não é de se estranhar que num mundo vertiginoso voltado para o consumo impulsivo e exagerado, nossa face feliz e bem-sucedida seja exigida até a exaustão.

A tristeza nos ajuda a aprender com as adversidades da vida - é uma função adaptativa do nosso repertório emocional. Ela nos ajuda a fazer transições quando um processo vai chegando ao seu final. Precisamos dela para amadurecer, desacelerar; pulsando de volta para nós mesmos, aprendendo que situações difíceis fazem parte da vida.

Com ela podemos processar frustração, falta, perda, luto e separação, podemos incluir partes mais sombrias e profundas da nossa experiência, ganhar foco, memória, sabedoria, aceitação de si e do outro.

Trataremos da tristeza em 4 encontros:
1. A Anatomia Emocional da tristeza
2. Tristeza e luto
3. Tristeza, depressão e melancolia
4. Expressando a Tristeza - habilidades e amadurecimento




 

 


 


Metodologia

Aula expositiva, exercícios somático-emocionais, dinâmicas grupais, contemplação de textos, músicas, pinturas e cenas de filmes. Na aula inaugural contaremos com a apresentação de uma pequena cena teatral.

 

Docente
Sandra Taiar, Psicóloga, Psicoterapeuta e Educadora. Especialização em Psicoterapia Corporal Formativa, atuando junto a grupos em instituições e clínica individual há 30 anos. Multiplicadora das metodologias que formam a Cultura de Paz. Formação em Mediação de Conflitos pela Associação Palas Athena, Professora e Conselheira na Associação Palas Athena. Membro do grupo Escola Restaurativa: grupo de profissionais que atuam com práticas restaurativas em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Consultora para qualidade de vida, desenvolvimento de equipes, relações humanas e desenvolvimento humano em empresas e instituições. Desenvolve programas de cursos e palestras sobre vínculos e relacionamentos, mudança e amadurecer humano.