Programação
Cosmovisão Iorubá – Sabedoria e Valores

Com Ronilda Iyakemi
30 de novembro de 2017, quinta-feira, das 19h30 às 21h30

Os princípios da sabedoria milenar dos iorubás, grupo étnico da África ocidental (Nigéria, Togo e República do Benin) acham-se reunidos no Corpus Literário de Ifá, formidável compêndio vivo da tradição oral desse povo. De sua cosmovisão e de sua noção de tempo, pessoa e destino humano decorrem o rol de valores sobre os quais devem apoiar-se as virtudes a serem cultivadas em benefício do coletivo e do individual.

Presentes no Brasil desde o período da escravidão, sua cultura, há muito assimilada, expressa-se por meio da literatura e das artes. Seu culto aos Orixás e Ancestrais Veneráveis, além de constituir importante matriz de diversas religiões brasileiras afrodiaspóricas, tem contribuído para a formação de identidades negras positivamente afirmadas.

No entanto, seu quadro de valores e virtudes, bem como sua cosmovisão, são pouco conhecidos em nosso país dado o pesado silêncio que pairou e paira sobre a África e os africanos.




 

 




Docente

Ronilda Iyakemi Ribeiro é Graduada, Mestre e Doutora em Psicologia e Doutora em Antropologia Social (África Negra) pela Universidade de São Paulo. Professora Senior do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente e pesquisadora da Universidade Paulista – UNIP; integrante da Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos e Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq-UNIP) Estudos Transdisciplinares da Herança Africana.Membro do Grupo de Trabalho Psicologia e Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP; do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença da Secretaria de Justiça e Direitos de Cidadania do Estado de São Paulo e do Coletivo Coalizão Inter-Fé em Saúde e Espiritualidade.
Autora de livros, artigos e capítulos de livros sobre Cultura e Religião Iorubás, Educação, Diálogo Inter-religioso, Religião, Espiritualidade, Saberes Tradicionais e Populares, Cultura de Paz.