Programação
O Feminino e Masculino como Fontes de Criação

Com Mônica Guttmann
23 e 24 de fevereiro de 2018, sexta-feira e sábado, das 14h às 17h

Graças às descobertas arqueológicas de Marija Gimbutas e o trabalho de historiadores contemporâneos, sabemos que existiram civilizações onde feminino e masculino viveram uma profunda e inseparável parceria, fonte de incomparáveis criações.

Feminino e masculino viviam para compartilhar, dialogar, espelhar, complementar, somar, crescer, criar, imaginar, fertilizar, curar e amar.

Nasceram para crescer lado a lado, fortalecendo um ao outro.

No entanto, ao longo da história, esta parceria aparentemente inseparável foi rompida e os dois se perderam de vista e perderam a perspectiva comum. Criaram mundos paralelos e muitas vezes opostos, que não sabiam dialogar e muito menos se amar. A fonte da criação humana estava enfraquecida.

Nesse contexto, homens e mulheres ficaram com seus femininos e masculinos escondidos, distantes, distraídos e carentes.

A busca integrada de si mesmos e o resgate desta insubstituível parceria amorosa e criativa tornou-se vital para o crescimento e consciência de ambos.

Neste curso, através da criação literária e da Arteterapia, entraremos em contato com os arquétipos feminino e masculino dentro de cada um, resgatando seus potências e singularidades e integrando sua força criativa.



 


 

Docente
Mônica Guttmann é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), arteterapeuta e escritora. É professora do curso de formação em arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientae e professora convidada em universidades, instituições e espaços culturais no Brasil e no exterior. Tem vários livros publicados, para o público infantil e adulto. Atende crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias em seu consultório particular. Acredita que em nossas crianças (internas e externas) moram nossas maiores e mais intensas feridas assim como nossa maior fonte de cura, criatividade, consciência e amor.