Programação
Educação Emocional

Com Adriana Fóz, Alcione Marques e equipe NeuroConecte
21 de abril e 12 de maio de 2018, sábados, das 9h às 18h


Emoções: Para que e por que aprender sobre elas?

Experimentamos ao longo do dia inúmeras emoções, que vêm e vão, muitas vezes sem nos darmos conta disso. Sendo parte da nossa natureza humana, muitas vezes encaramos as emoções como algo que não podemos mudar. Mas a dificuldade de lidar com nossas próprias emoções é um fator que pode comprometer a saúde física e mental e, não raro, os relacionamentos pessoais e de trabalho.

A dimensão emocional tornou-se especialmente importante em tempos complexos, onde progressivamente as situações exigem que tenhamos mais habilidades para lidar com elas e que podem ser um diferencial na promoção do bem-estar. Estudos mostram que conhecer o que sentimos e como nosso organismo reage às emoções é fundamental para aprender a conviver melhor com esse turbilhão de emoções que nos invadem a todo o momento, em meio às demandas da vida cotidiana.

A partir de informações advindas da Neurociência e da Psicologia Cognitiva, o curso de Educação Emocional tem por objetivo promover o conhecimento e a identificação das principais emoções básicas, levar à reflexão sobre o impacto das reações a estas emoções e desenvolver o aprendizado de estratégias que possibilitem lidar de modo mais construtivo com as mesmas.

Os dois módulos do curso buscam construir o conhecimento apoiando-se nas Rodas de Conversa como recurso dialógico, em vivências e nas práticas de Mindfulness (Atenção Plena) para o manejo das emoções. São técnicas que favorecem a percepção dos estados e reações emocionais, levando ao aprofundamento do autoconhecimento e à atribuição de sentido ao que vivemos.
Curso composto de 2 módulos, com carga horária total de 16 horas.


Parte 1 –  21 de abril de 2018


Neurociência das Emoções
Trazer informações, com base na Neurociência, do funcionamento do cérebro , dos mecanismos de interação entre cérebro, comportamento e emoções. Antigas e novas e teorias, conceitos e práticas buscam desvendar e trazer estratégias para melhor lidar com as emoções e seus reflexos no comportamento.

Raiva e Frustração

A Raiva é considerada a emoção básica de maior prevalência. É também a emoção que pode acarretar os efeitos mais destrutivos quando mal direcionada. Este módulo tem como objetivo levar o participante a identificar a emoção em si e no outro, perceber quando ela é desencadeada, reconhecer as reações e o impacto que causam no ambiente e em nas relações. Abordará os mecanismos neurofisiológicos da Raiva, seus aspectos construtivos e destrutivos, o ciclo da emoção, as reações e expressões, e disponibilizará alternativas de manejá-la.


Parte 2 – 12 de maio de 2018

Medo e Ansiedade

O medo é uma emoção associada ao perigo, que nos garante a percepção de situações de risco. Sem ele, praticamente não conseguiríamos notar essas situações de risco, diminuindo consideravelmente nossa chance de sucesso no meio ambiente. Por vezes nos deparamos, mediante determinadas situações, com um o medo inexplicável que chega a paralisar, causa sofrimento psicológico e traz prejuízo social. Existem estratégias para lidar com o medo exagerado. O objetivo deste módulo é explorar os mecanismos neurofisiológicos do medo, seus aspectos construtivos e destrutivos e apresentar alternativas de manejo desta emoção.

Tristeza
Tristeza é um sentimento que responde a estímulos internos, como recordações, memórias, vivências; ou externos, como a perda de um emprego ou de um amor.
A tristeza, enquanto sentimento saudável e natural da vida tem fim. Se não passar, aí é bom se preocupar. O objetivo deste módulo é sensibilizar para o fato de que tristeza, assim como todas as emoções, é um estado temporário e devemos usá-la a nosso favor, explorar os mecanismos neurofisiológicos da tristeza e apresentar alternativas de manejo desta emoção e assim fazer com que ela apareça em menor grau de intensidade.

Emoções Agradáveis
As emoções agradáveis são importantes na medida em que são indicadores de bem-estar emocional e físico. Elas funcionam como um forte amortecedor contra o estresse, as divergências e a decepção. Experiências de emoções agradáveis alteram a forma como se pensa sobre um problema, e orienta o pensamento para a criação de soluções, com efeitos positivos imediatos no nível do funcionamento e bem-estar. Felicidade inibe o aparecimento de sentimentos negativos e favorece o aumento da energia existente. Uma tranquilidade faz com que o corpo se recupere rapidamente do estímulo causado por emoções perturbadoras. Este estado de tranquilidade dá ao indivíduo predisposição para executar com entusiasmo e motivação qualquer tarefa que surja. Neste módulo serão explanados os aspectos neurofisiológicos das emoções agradáveis, reflexão sobre valores e dinamização do autoconhecimento integral, trazendo informações sobre a influência destas emoções na vida de cada um e, oferecendo recursos para autopercepção e autogerenciamento emocional.




 

 


 

Docente
Adriana Fóz, Educadora, pela faculdade de Educação da USP (FEUSP), pós graduada em Psicologia da Educação (USP), especialista em Psicopedagogia (Instituto Sedes Sapientae) e Neuropsicologia (CDN/UNIFESP). Pesquisadora CNPq em Neurociências da Educação, mestranda pela UNIFESP. Diretora Clínica Unidade Integrativa HSM e coordenadora do Projeto Cuca Legal – Psiquiatria UNIFESP. Atende em consultório, pacientes adolescentes e adultos. Presta consultoria em educação e saúde da mente para instituições e corporações. Ministra palestras por todo o Brasil, é autora de diversos livros e consultora de importantes revistas educacionais.


Alcione Marques, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Escolar pelo Instituto Sedes Sapientiae com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva, mestranda pela UNIFESP em Educação e Saúde. Trabalha há mais de vinte anos na área da Educação e hoje atende crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem, é vice-coordenadora do Projeto Cuca Legal – Psiquiatria UNIFESP. Docente na pós-graduação em Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae, é palestrante de temas ligados à aprendizagem e Educação. 



 

Inscreva-se:


3x R$ 249,00

 

3x R$ 224,00


Preço da atividade com desconto para os seguintes grupos:
* Estudantes
* Pessoas com mais de 60 anos
* Professores do ensino público
* Alunos da Palas Athena do ano atual e anterior
Os documentos que comprovam a inserção em um dos grupos acima deverão ser apresentados na recepção da Palas Athena no dia da atividade.


 

Limite mínimo de 10 alunos.
Abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade.


Formas de Pagamento
- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188

Pagamento pelo site
A Palas Athena, buscando oferecer uma política de preços que atenda tanto as necessidades dos nossos alunos, como as exigências econômicas que se fazem necessárias à administração da Associação, praticará as seguintes condições em 2018:
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do curso