Programação
Grécia e Índia – Filosofias comparadas

Com George Barcat e Guilherme Romano
12 de abril a 7 de junho de 2018, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30

Neste curso introduziremos as bases do pensamento grego clássico e das escolas indianas, enriquecendo o diálogo fundamental entre Oriente e Ocidente, entre o passado e o presente. Veremos como a sabedoria antiga pode oferecer respostas enriquecedoras aos dilemas do ser humano contemporâneo.

Dentre os vastos universos das escolas de sabedoria indianas e gregas, nosso estudo será conduzido pelos seguintes temas:
• Contexto histórico e principais pensamentos e pensadores
• O Ser
• Dever e noções éticas e morais
• Determinismo e liberdade
• Noções de transcendência

A filosofia trilhou caminhos, os mais, diversos ao longo dos séculos do exercício humano de “pensar o pensamento”. Conhecemos alguns desses caminhos, sobretudo aqueles percorridos pela cultura da Grécia Clássica. Porém, o pensamento filosófico floresceu em todos os recantos do planeta, antes mesmo dos aclamados filósofos gregos.

As vias menos conhecidas, porém igualmente criteriosas e bem fundamentadas, como por exemplo das escolhas indianas, oferecem uma perspectiva e metodologias originais quanto ao sofrimento e natureza do humano. É impossível não observar uma similaridade, e uma ressonância destas com as filosofias clássicas da Grécia, ambas tendo seu apogeu criativo em períodos históricos aparentemente próximos.





 

 



 

Docente
George Barcat, Conselheiro e Professor de Filosofia e Ética da Palas Athena. Palestrante. Consultor em Ética Empresarial. Membro da Comissão de Governança e Ética do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Diretor da Integrow – Beyond Numbers. Coautor nos livros: “Governança Corporativa e Integridade Empresarial” – IBGC e SaintPaul Editora (2017). “Manual de Compliance - Preservando a boa governança e a integridade das organizações” - Editora Atlas (2010) e “O Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito” - Instituto Akatu 2006.


Guilherme Romano, Filósofo formado pela Universidade de São Paulo, professor de Raja Yoga, palestrante e autor do livro "A Eterna Dança Cósmica". É um estudioso das filosofias da antiga Índia como o Samkhya e o Vedanta além de continuar seu aprendizado na Palas Athena.