Programação
Cancelado: Como Cultivar a Vitalidade

Com Raquel de Luna Antonio
8 a 29 de maio de 2018, terças-feiras, das 14h30 às 16h30



O que você precisa para estar pleno ou plena?
O que é saúde e bem-estar?
Qual o nosso próprio papel na promoção de saúde e vitalidade?

A noção de que saúde é um estado de bem-estar que ultrapassa os aspectos físico e mental, para além da ausência de doenças, é tão antiga quanto atual. Diversos saberes, antigos e modernos, orientais e ocidentais, apontam para essa direção: é possível cultivar ativamente um estado de vitalidade, no qual uma visão ampliada de saúde se constrói por caminhos de autocuidado variados e individualizados.

Nos quatro encontros, contaremos com saberes da Medicina Ayurveda e da Medicina Chinesa, integrados ao conhecimento científico atual, para construirmos juntos uma visão ampla da saúde e do bem-estar.

Inicialmente, identificaremos diferentes aspectos que compõem o estado amplo de saúde, por meio de atividades individuais e em grupo. Nos três encontros seguintes, colocaremos o foco em alguns desses aspectos e nas contribuições ricas e simples dos saberes orientais, que podem nos trazer mais vitalidade, e fortalecer nosso potencial individual e intrínseco.

Com estes encontros, desenvolveremos ferramentas práticas para uso no dia-a-dia, que incluem aspectos da alimentação, dos cuidados com o corpo, e condutas para integrar nossas necessidades interiores com as mudanças da sazonalidade.


Temas dos encontros:
1) Visão ampliada de saúde
2) Corpo, emoções e memória
3) Vitalidade pela respiração e pelos alimentos
4) Tempo interno e os ritmos externos






 

 



 

Docente
Raquel de Luna Antonio,  Graduada em Naturologia (UAM), Mestre e Doutora em Ciências (Psicobiologia / UNIFESP), e pós-graduada em Fitoterapia (Facis) e Acupuntura (ETOSP). É docente do Bacharelado em Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, e atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia (2018-2019). Durante o mestrado, residiu por 7 meses em Dharamsala, Índia, desenvolvendo pesquisa sobre plantas medicinais tibetanas e sistema nervoso central, em colaboração com o Tibetan Medical & Astrological Institute of His Holiness The Dalai Lama (Men-Tsee-Khang). No doutorado, investigou as relações entre controle do comportamento (“autorregulação”) e tabagismo. Há 13 anos integra os conhecimentos orientais da Medicina Chinesa e do Ayurveda, plantas medicinais e trabalhos corporais, com foco em estilo de vida e educação em saúde.