Programação
Fernando Pessoa: poeta e criador de poetas

Com Rogério Hafez
16 a 13 de junho de 2018, quartas-feiras das 19h30 às 21h30


A obra poética de Fernando Pessoa (1888-1935) é uma das mais belas e fascinantes criações literárias de todos os tempos. Graças a ela, seu autor, que viveu apagadamente, transformou-se postumamente num mito, traduzido e admirado em numerosas línguas do ocidente e do oriente. Pessoa é hoje reconhecido como o principal elo literário de Portugal – e de todos os países de língua portuguesa, por ele considerada sua verdadeira pátria – com o mundo.

Ao morrer, Pessoa deixou uma obra imensa, em verso e prosa, e quase totalmente inédita. Escrita em três idiomas (português, inglês e, em menor parte, francês), sua obra é marcada pela originalidade e pela pluralidade de interesses, que vão da arte à filosofia, da política à religião, da ciência ao esoterismo. Apesar do que já se conhece, a publicação de seus textos está longe de ser concluída e vem desafiando gerações de pesquisadores, que continuam a editar e reeditar sua obra, surpreendendo frequentemente o leitor com novas revelações.

A originalidade e a pluralidade também marcam a poesia de Pessoa, pois ele foi mais que um grande poeta: foi, mais propriamente, um criador de poetas. Além de ter assinado poemas inesquecíveis com seu próprio nome, Pessoa criou outros poetas, autores fictícios aos quais deu estilos e pensamentos diferentes dos seus, e com os quais dialogou durante toda a vida. Desse diálogo profundo nasceu a grande poesia de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos – seus principais “heterônimos”, cada um dotado de uma vida e de uma voz própria.

Este curso é uma introdução ampla à arte poética e ao universo de Pessoa, bem como ao seu imenso legado para novos escritores, artistas e pensadores. Ele trata do processo de criação dos heterônimos e faz uma leitura atenta dos mais célebres poemas e textos críticos do autor. Fatos relevantes da formação de Pessoa, bem como de seu contexto histórico, também são abordados, assim como a recepção de sua obra entre os leitores (especializados ou não) e algumas relações com o pensamento filosófico e psicanalítico da época, que ecoam até hoje.

PROGRAMA

Introdução
A vida e a obra de Fernando Pessoa e seu contexto histórico.
A heteronímia e a poética do “fingimento” e da “despersonalização”.

Fernando Pessoa “ele mesmo”
As diversas faces da poesia ortônima de Fernando Pessoa.
O poeta de Mensagem e sua visão do “Quinto Império”.

Alberto Caeiro
A poesia “simples” de Caeiro, “mestre” de todos os heterônimos.
O “bucolismo” de Alberto Caeiro, “o único poeta da natureza”.

Ricardo Reis
Ricardo Reis, “um Horácio grego que escreve em português”.
A recriação da cultura greco-latina e a tradição do carpe diem.

Álvaro de Campos
As diversas fases da evolução poética de Álvaro de Campos.
Campos e o projeto de “sentir tudo de todas as maneiras”.





 

 



 

Docente
 Rogério Hafez é professor de cursos livres, ensaísta, tradutor, consultor editorial e autor de obras didáticas de literatura portuguesa e brasileira. Foi professor de Grego Clássico no Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp. Formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Português e Grego, e fez estudos de pós-graduação em Literatura Grega pela USP e pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris. Suas publicações incluem os didáticos "Fernando Pessoa: Mensagem" e "Fernando Pessoa: Álvaro de Campos", além de ensaios sobre Teoria Literária e Filosofia na Revista USP, diversos artigos sobre literatura na Folha de São Paulo e traduções do grego, do inglês e do francês. 

 

Inscreva-se:

    
2x R$ 187,00
 

2x R$ 168,30


Preço da atividade com desconto para os seguintes grupos:
* Estudantes
* Pessoas com mais de 60 anos
* Professores do ensino público
* Alunos da Palas Athena que concluíram curso no ano atual ou anterior
Os documentos que comprovam a inserção em um dos grupos acima deverão ser apresentados na recepção da Palas Athena no dia da atividade.


 

 Mínimo de 10 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade.


Formas de Pagamento
- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188

Inscrição pela Loja Virtual
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão