Programação
Os Desafios Psicológicos do Diálogo Democrático

Com Camilo Ghorayeb
11 de junho a 2 de julho de 2018, segundas-feiras das 19h30 às 21h30


Neste curso, trataremos de analisar psicologicamente os fatores que mais criam dificuldades para a aceitação e convivência com a alteridade.

Por que o diferente nos ameaça? É possível não se sentir ameaçado? O que esta ameaça implica? Como nos defendemos dela consciente e inconscientemente?

A partir destas e outras perguntas, e de análises dos movimentos psíquicos conhecidos – como projeção, inflação, idealismos, fundamentalismos, rigidez, culpabilização, vitimização, julgamento, dificuldade em admitir falhas e fraquezas, dificuldade em questionar, salvacionismos, limites implícitos no conhecimento consciente a necessidade do não-saber – tentaremos desvendar e pensar em estratégias para estes grandes e novos desafios de nossa era.





 

 



 

Docente
Camilo Ghorayeb Psicoterapeuta, psicólogo formado pela Universidade São Francisco, em Campinas - SP. Mestre em Psicologia Profunda com ênfase em Estudos Junguianos e Arquétipos pela Pacifica Graduate Institute, EUA. Representante da Pacifica Graduate Institute no Brasil, professor na Associação Palas Athena, professor convidado nos cursos de formação em psicologia Junguiana pelo Ipacamp, e de especialização em psicologia analítica pela Unicamp, além de editor e autor dos livros "Tributo a James Hillman" e "A renegade psychologist, A tribute to James Hillman".