Programação
Os Mecanismos da Atenção

Com Gabriel Vanzella
20 e 27 de junho de 2018, quartas-feiras, das 19h30 às 21h30

 
 

“As melhores mentes da minha geração estão pensando em como fazer as pessoas clicarem em anúncios”, Jeff Hammerbacher

 

O Tempo deixou de ser o maior ativo que os indivíduos possuem, agora, a mina de ouro é a ATENÇÃO e há uma corrida silenciosa, mas intensa, para se apropriar dessa riqueza.

O tentador “canto da sereia” foi atualizado através de notificações sonoras dos muitos aplicativos que carregamos em nossos celulares. O sublime emplasto de Brás Cubas passou a ser a multitarefa, que curará para sempre a nossa parca produtividade. Mas como nos desvencilhar desses subterfúgios inebriantes?

A forma que acreditamos ser a mais eficaz é lançar luz nessas armadilhas e fortalecer a nossa Atenção, podendo dirigi-la, conscientemente, para o objeto que desejarmos e não nos deixar enganar por traquinagens modernas. E isso é o que faremos nesses dois encontros, procuraremos descobrir as estratégias de sequestro da atenção utilizadas cotidianamente, bem como discutiremos a respeito da falácia da multitarefa e daremos ênfase na técnica meditativa tradicional conhecida como Shamatha, para fortalecer o nosso foco.





 

 



 

Docente
Gabriel Vanzella é economista formado pela FEA-USP (Universidade de São Paulo), pós-graduado em Finanças pelo Insper, com atuação no mercado financeiro. Multiplicador do Curso de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas da Associação Palas Athena, pelo qual se formou em 2016.