Programação
Jogos Cooperativos

Com Fábio Otuzi Brotto
4 e 5 de julho de 2018, quarta e quinta-feira, das 9h às 17h


“Nada é verdadeiramente aprendido, enquanto não é vivido”. Portanto, este curso nos convida a vivenciar a teoria e a prática dos Jogos Cooperativos, descobrindo que é possível e saudável jogar-e-viver uns COM os outros para VenSer juntos, ao invés de uns contra os outros para ganhar sozinho.

Vivenciaremos os diferentes tipos de Jogos Cooperativos e suas aplicações em diversos ambientes e situações. Compartilharemos conhecimentos sobre a focalização cooperativa para criar ambientes favoráveis à cooperação. Incentivaremos a prática da cooperação no cotidiano pessoal e profissional.




 

 



Programa

• Do Paradigma da Competição para a Consciência da Cooperação;
• Jogos Cooperativos: Teoria e prática;
• Aplicação dos Jogos Cooperativos em empresas, escola, esporte, organizações governamentais
    e não governamentais, comunidades, entre pais e filhos e para a transformação pessoal;
• Jogos Cooperativos, uma Pedagogia da Cooperação para um mundo onde todos podem VenSer;
• Roda de Com-Versa-Ação: Perguntas e respostas sobre Jogos Cooperativos e Cooperação.



Metodologia

A metodologia do curso está baseada na Pedagogia da Cooperação como um caminho de “Ensinagem” Compartilhada, valorizando o saber pessoal e coletivo para desvendar o conhecimento e a experiência sobre os Jogos Cooperativos em suas diversas manifestações. 

 

Docente

Fábio Otuzi Brotto, Cofundador e Presidente do Conselho do Projeto Cooperação – Comunidade de Serviço. Pioneiro em Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação no Brasil, mestre em Ciências do Esporte, Professor de Educação Física, bacharel em Psicologia e Facilitador Credenciado do Jogo da Transformação. Inspirador e docente da Pós-graduação em Jogos Cooperativos e da Pós-graduação em Pedagogia da Cooperação; consultor de programas dirigidos ao Envolvimento de Equipes e Lideranças Colaborativas em diferentes organizações; e cofocalizador do LabPedCoop – Laboratório de Pedagogia da Cooperação. Idealizador da COOPA de Futebol Cooperativo, dos Jogos Coolímpicos, da Olimpíada Cooperativa de Matemática, da Gincana Cooperativa para um mundo melhor e do FICOO – Festival Internacional da Cooperação. Autor dos livros: “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, “Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência” e “Jogos Cooperativos nas Organizações”, entre outros.