Programação
O Feminino e as Paixões no Mito Grego - Parte I

Com Cristina Rodrigues Franciscato
31 de agosto e 1 de setembro de 2018
sexta-feira das 19h30 às 21h30 e sábado das 9h às 17h


Paixão vem do latim passio e significa “grande sofrimento”, “emoção ou sentimento que ofusca a razão”, “forte entusiasmo”, “furor incontrolável”. Na Grécia, o termo similar páthos é aquilo que se experimenta. Indica algo que vem de fora e que nos submete.

O tema deste curso é a figura feminina no âmbito de Afrodite, a deusa do amor, do desejo que não silencia, de sentimentos que consomem. Estudaremos cinco heroínas, duas épicas e três trágicas: Helena, Penélope, Dejanira, Fedra e Medeia. Através do mito de cada uma delas, investigaremos alguns movimentos e possibilidades da natureza feminina quando confrontada com este poder imperativo que os gregos denominaram Afrodite.

Clique aqui para conhecer o progama da Parte II
14 e 15 de setembro de 2018


 

 



Parte I


I – Artimanhas de Afrodite: nem os deuses escapam.
A áurea deusa Afrodite é temida e venerada, subjuga deuses e mortais. Sua presença inspira o sublime e arrebata, mas também enlouquece e destrói. Tudo depende dos desígnios da deusa e da relação que se estabelece com ela. Amar “é, ao mesmo tempo, o mais doce e o mais doloroso” (Eurípides, Hipólito, v. 348).

II - Helena: uma mulher de muitos homens.
Helena desperta paixões e contendas. Casa-se com Menelau, rei de Esparta, mas é raptada por Páris, dando origem à guerra de Tróia. Durante a batalha, quando morre o príncipe troiano, Helena é dada a Deífobo. Ao término da guerra, Menelau a recupera, mas, segundo alguns, o destino último de Helena foi viver na Ilha dos Bem-aventurados com Aquiles! Há, porém, a versão de que ela nunca esteve em Tróia e nunca foi infiel.

III - Penélope, fidelidade a toda prova?
Odisseu deixa esposa e filho e parte para a guerra de Tróia, que dura dez anos. O herói passa mais dez vivendo aventuras e tentando voltar ao lar. Enquanto isso, Penélope é pressionada por pretendentes, que dissipam os bens do palácio e exigem que ela escolha um novo marido. Penélope promete fazer a escolha quando terminasse um manto que tecia. Mas, completamente fiel ao marido ausente, desfazia durante a noite o que de dia tecia! Essa é a versão de Homero, não a única.


Bibliografica

Eurípides – Helena. Versão poética de José Eduardo do Prado Kelly. São Paulo, Livraria Agir Editora, 1986.

_______ Hipólito. Introdução, versão do grego e notas de Bernardina de Sousa Oliveira. Brasília, Editora UNB, 1997.

_______ Medéia. Tradução de JAA Torrano. São Paulo, Editora Hucitec, 1991.

Grimal, P. - Dicionário de Mitologia Grega e Romana. Tradução de Victor Jabonille. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1997.

HOMERO. Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. Lisboa: Livros Cotovia, 2005.
_________ Odisseia. Tradução de Frederico Lourenço. Lisboa: Livros Cotovia, 2003.

Sófocles. As Traquínias. Introdução, versão do grego e notas de Maria do Céu Zambujo Fialho. Brasília, Editora UNB, 1996.
 



Docente

Cristina Rodrigues Franciscato, Jornalista (formada pela ECA-USP) com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Literatura Grega Antiga pela FFLCH-USP; tradutora da Tragédia “Héracles” de Eurípides (Palas Athena Editora, 2003) e coautora dos livros: “Estudos Sobre o Teatro Antigo” (Editora Alameda, 2010) e “A Representação dos Deuses e do Sagrado no Teatro Greco-Latino” (Humanitas, 2013). Membro Pesquisador do grupo “Estudos sobre Teatro Antigo” (USP/ CNPQ). Membro da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Realiza viagens culturais à Grécia e a outros destinos que faziam parte da Grécia Antiga (sul da Itália, Sicília, parte da Turquia), atuando como professora e especialista em temas gregos.
 
 

Inscreva-se:

    
2x R$ 206,00
 

2x R$ 185,40


Preço da atividade com desconto para os seguintes grupos:
* Estudantes
* Pessoas com mais de 60 anos
* Professores do ensino público
* Alunos da Palas Athena que concluíram curso no ano atual ou anterior
Os documentos que comprovam a inserção em um dos grupos acima deverão ser apresentados na recepção da Palas Athena no dia da atividade.


 

Mínimo de 10 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade.


Formas de Pagamento
- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188

Inscrição pela Loja Virtual
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão