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Programação
Vagas esgotadas: Programa Breathworks de Mindfulness para Saúde em 8 semanas

Com Luiza Hiromi Tanaka
17 de outubro a 12 de dezembro de 2018, quartas-feiras, das 19h às 21h30
e mais um encontro no sábado - 15 de dezembro, das 8h30 às 13h30

Clique aqui para colocar seu nome na lista de espera.

O programa Breathworks desenvolveu-se a partir do Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR) criado pelo Dr. J. Kabat-Zinn (Universidade de Massachusetts). Contém elementos-chave da Terapia Cognitiva Baseada na Atenção (MBCT) desenvolvida por M. Williams , J. Teasdale e Z. Segal, e baseia-se nas práticas milenares de meditação da tradição budista. Outra contribuição importante foi a de Vidyamala Burch, que ao longo de 25 anos aplicou atenção plena e compaixão à sua própria experiência de dor crônica.

Mindfulness, ou atenção plena, significa estar atento e tornar-se mais consciente de pensamentos, sentimentos e sensações corporais no momento em que as experiências ocorrem, sem reagir de forma automática ou habitual. Isso requer abertura e aceitação compassiva nas situações cotidianas, sempre de maneira gentil e bondosa.

A partir da prática regular, desenvolve-se uma nova relação com as situações nas quais nos encontramos e começamos a responder criativamente a elas. Assim, as experiências não mais nos sobrecarregam e podemos permanecer estáveis diante dos altos e baixos da vida e do nosso corpo. Essa qualidade de consciência leva ainda a um profundo senso de iniciativa.

A atenção consciente ou a atenção plena é imbuída de bondade e compaixão, pois a sabedoria vem de uma percepção precisa ou real da vida. A bondade e a compaixão surgem quando estendemos essa percepção aos outros. Na tradição budista, a sabedoria e a compaixão são como as duas asas de um pássaro, e a atenção plena pode nos ajudar a cultivar ambos.



Sobre o programa:
Mindfulness para a Saúde em 8 semanas
O programa "Mindfulness para saúde - MBPM" da Breathworks oferece um conjunto de ferramentas baseadas na atenção e compaixão, que podem ser incorporadas ao cotidiano, melhorando a qualidade de vida e a saúde. O objetivo é capacitar o participante a autogerenciar a doença e a dor, bem como o estresse que muitas vezes decorre dessas circunstâncias difíceis.

Numerosos estudos clínicos revelam que a meditação consciente pode ser tão eficaz quanto os analgésicos prescritos. Mindfulness também pode ajudar a reduzir estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade, burnout e insônia que surgem associados com dor crônica e doença.

A revisão de publicações científicas, incluindo o Programa Breathworks, mostra que:
1. A atenção plena pode reduzir drasticamente a dor e a reação emocional a ela. Pesquisas recentes sugerem que níveis médios de dor do tipo "desconforto" podem ser reduzidos em até 93%.
2. A meditação melhora o sistema imunológico. Os casos de internação hospitalar por câncer, doenças cardíacas ou doenças infecciosas são muito menores em pessoas que meditam regularmente.
3.. Meditação e atenção plena melhoram o controle do açúcar no sangue em casos de diabetes tipo II
4. A meditação melhora a circulação cardiovascular, reduzindo a pressão arterial.


Vagas limitadas - 15 vagas.  



 

 



Grandes temas
1. Sofrimentos primário e secundário;
2. Não somos os nossos pensamentos;
3. Aprender a responder, em vez de reagir;
4. Observar o sofrimento e o estresse dissolverem-se;
5. O prazer das pequenas coisas;
6. A bondade amorosa;
7. Você não está sozinho;
8. A vida vive através de nós.



Metodologia
São 20 horas de curso teórico-prático. A meditação formal é focada no aprendizado de estar presente, e as práticas baseadas em mindfulness visam prolongar esse aprendizado em nossa vida diária. Durante o curso o participante experimentará diferentes exercícios, de modo que no final  estará apto a decidir quais técnicas funcionam melhor para si. Cada semana será introduzida uma nova prática meditativa: escaneamento corporal, respiração, movimentos conscientes, meditação da bondade amorosa, e outras.

Os participantes devem comparecer com roupas confortáveis e folgadas que permitam movimentar-se livremente, sobretudo deitar em colchonetes. Sugestão de leitura: Viva bem com a dor e a doença: o método de atenção plena – Vidyamala Burch – Ed. Summus.

Os alunos receberão o áudio das práticas meditativas e apostila básica.

Obs.: Este não é um curso que qualifica o participante a reproduzir as práticas como instrutor, e sim destinado ao desenvolvimento pessoal do participante. Não é uma terapia e não se destina a pessoas necessitando de tratamento psicológico ou psiquiátrico.

 3x R$ 249,00

Docente
Luiza Hiromi Tanaka é enfermeira e professora de Mindfulness certificada pela Breathworks do Reino Unido para ministrar o programa básico de MBPM – Mindfulness para saúde e estresse, reconhecido e indicado pelo Prof. Jon Kabat Zinn, criador do Programa de Mindfulness no ocidente. O Programa da Breathworks é registrado na Federation of Holistic Therapists (FHT) do Reino Unido e Irlanda, e garante as boas práticas e a ética. Para conhecer os intrutores certificados veja link: http://www.breathworks-mindfulness.org.uk/2015-08-13-16-35-42/70-teachers-in-south-america. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Professora afiliada do Departamento de Administração e Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE/UNIFESP. Instrutora de Atenção e Concentração em Práticas Meditativas, formada pela Palas Athena. Tutora da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade. Presta serviços para Neuroconecte, empresa voltada para a Educação Socioemocional nas escolas.

 

 

Inscrições


VAGAS ESGOTADAS 

3x R$ 249,00
3x R$ 225,00*
* Preço da atividade com desconto para os seguintes grupos:Estudantes, pessoas com mais de 60 anos, professores do ensino público e alunos da Palas Athena que concluíram curso no ano atual ou anterior.


Formas de Pagamento
- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188

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