• Home
  • Programação
  • Vagas esgotadas: Introdução a Nagarjuna e à escola Madhyamika
    Seminário Internacional com Geshe Ngawang Phende
Programação
Vagas esgotadas: Introdução a Nagarjuna e à escola Madhyamika
Seminário Internacional com Geshe Ngawang Phende

Com Geshe Ngawang Phende
25 de julho de 2018, quarta-feira, das 19h30 às 21h30

Clique aqui para colocar seu nome na lista de espera.


Nagarjuna (c. 150 d.C.) é um dos mais celebrados filósofos do budismo Mahayana. Escritor prolífico, fundou a escola Madhyamika, ou Caminho do Meio, assim denominada por evitar tanto a autoindulgência quanto a automortificação ascética.

As afirmações metafísicas “ser” e “não ser” são igualmente rejeitadas porque a razão é insuficiente para apreender a realidade. A razão opera no mundo das relações, das coisas diferentes e condicionadas. O real é suprarrelacional, não depende de outro, existe por si mesmo – daí que o pensamento não possa concebê-lo, nem como “ser” nem como “não ser”; nem como ambas as coisas nem como nenhuma delas. A expressão mais próxima, para a escola Madhyamika, vai ser o Vazio, entidade inefável, estado de “ser assim”.

O propósito pedagógico de Nagarjuna é conduzir a mente para além do sentido da dualidade (ser/não ser, nirvana/samsara, essência/fenômeno), para além das representações e do caminho sedutor de querer resolver o enigma da existência, esse mistério que se gera e regenera nas infinitas sagacidades do eterno.



Haverá tradução.
Entrada franca. Vagas limitadas.

 

 



 

Docente
 

Geshe Ngawang Phende é professor do Drepung Loseling Institute em Atlanta (EUA) e trabalha em parceria com Geshe Lobsang Tenzin Negi, PhD na Emory University. Ele obteve o grau de doutor em Metafísica Budista pela Drepung Loseling Monastic University, em 2001 e depois o título de doutor em Tantrismo Budista (Ngag-rampa) pelo Gyud-mey Monastery, no Sul da Índia, em 2002. Antes de se mudar para os Estados Unidos, Geshe Phende serviu ainda como professor do Lam Rim Tibetan Buddhist Center em Johannesburg, África do Sul, durante quatro anos.


 

 

Inscreva-se:

    
Vagas esgotadas!

Se após realizar a inscrição você não puder comparecer, pedimos que nos avise assim que possível, por e-mail - contatocef@palasathena.org.br ou pelo telefone (11) 3050-6188, para que possamos disponibilizar a vaga para outras pessoas.