Programação
O poder da verdade em nosso cotidiano

Com Renata Cueto
8 de dezembro de 2018, sábado, das 9h às 17h

“Aqueles que fizeram esses experimentos [com a verdade] sabem que não é apropriado para qualquer um alegar que ouve a voz da consciência e é pelo fato de, atualmente, todo mundo estar reivindicando o direito da consciência, sem passar por disciplina alguma, que existe tanta inverdade sendo proferida a um mundo perplexo.” Mohandas K. Gandhi

Nosso convite é para participarmos de um dos “experimentos com a verdade” propostos pelo Mahatma.

O diálogo interno é a capacidade que temos de nos lançar em um processo autoinvestigativo, onde examinamos as crenças, pontos de vista, visões de mundo, emoções e comportamentos que, consciente ou inconscientemente, acabam guiando as decisões e ações em nossas vidas.

Em nossa oficina, faremos experimentos com uma série de práticas contemplativas e reflexivas que ampliarão e aprofundarão nossa capacidade de diálogo interno e, com isso, a própria disponibilidade para dialogar com o outro e com o mundo em que vivemos diariamente dentro do espírito do princípio gandhiano de satyagraha.


Observação: Pede-se que os participantes vistam roupas confortáveis, próprias para atividades físicas leves, e que tragam caderno e caneta para anotações."


 

 


 


Docente

 

Renata Cueto de Souza, Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (FADUSP). Atua e faz pesquisas no campo da Educação, com ênfase em Educação para a Paz, Não Violência e Cultura de Paz e Abordagens Contemplativas, Transdisciplinares, Reflexivas e Transformadoras na Educação. Mestranda em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).Professora de Yoga certificada pela Uni-FMU, São Paulo, e pela Yasodhara Ashram Society, Canadá. Capacitada como mediadora e facilitadora de Processos Circulares e como instrutora de Práticas Meditativas pela Associação Palas Athena. Certificada pelo Programa de Estudos sobre Não Violência do Metta Center for Nonviolence, EUA. Membro da TRANSCEND International e da Association for Contemplative Mind in Higher Education.