Programação
A Luz da Consciência

Com Vera Lucia Paes de Almeida
18 de janeiro de 2019, sexta-feira, das 14h às 16h


Nesse encontro vamos abordar os instrumentos que nossa consciência possui para lidar com o mundo interno e externo, de acordo com a psicologia junguiana.

Estamos falando das quatro funções psíquicas: pensamento, sentimento, sensação e intuição.

Estamos falando também da importância de trabalhar e refinar esses instrumentos de modo a possibilitar a consciência a se diferenciar e expandir suas potencialidades criadoras necessárias ao processo de individuação.

“A estrutura e fisiologia do cérebro não conseguem explicar o processo da consciência.... A consciência é uma condição do ser. Nesse sentido, a psique recebe a dignidade de um princípio cósmico que – filosoficamente e de fato – ocupa um lugar semelhante ao princípio físico do ser. O portador dessa consciência é o indivíduo.” (C.G.Jung)

Assim, vamos refletir como cada um de nós é responsável pela qualidade da luz que lançamos no mundo através dos atos que realizamos como indivíduos conscientes.



 


 

DOCENTE

Vera Lucia Paes de Almeida, Psicóloga e psicoterapeuta junguiana. Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).