Programação
Para que serve a Ética? O que o dinheiro não compra?

Com Fabio Hage
30 de novembro de 2018, sexta-feira das 19h30 às 21h30

O que pensaria Aristóteles – o grande polímata da antiguidade, discípulo de Platão e tutor de Alexandre o Grande – sobre a nossa “sociedade do consumo”? Seria possível ao criador da Ética da Virtude compreender a nossa contemporânea veneração pelo dinheiro, o crescimento do PIB, os vaticínios do mercado todo-poderoso, onipresente e, por que não, imoral? Ficaria o grande filósofo estarrecido com a nossa dificuldade elementar em diferenciar meios e fins ao mesmo tempo em que com um arrastar de dedos temos acesso a todo o conhecimento que a humanidade já construiu?

Qual o papel do dinheiro em nossa vida? Qual a diferença entre o público e o privado, entre a necessidade e a liberdade? A economia é a ciência que deve nos guiar na construção de sociedades mais justas e belas?

Nessa palestra, discutiremos os fundamentos da Ética Aristotélica, também conhecida como Ética da Felicidade. Teremos como norte a grande obra de Aristóteles, “Ética a Nicômaco”, e grandes pensadores como Hannah Arendt, Karl Polanyi, Eduardo Giannetti e outros. Embora a Física Aristotélica tenha se esfacelado depois de Galileu e Newton, seu texto sobre ética, de mais de 2.300 anos, não poderia ser mais atual.



Entrada franca.
Vagas limitadas.

 

 



 

Docente
 Fabio Hage é professor de Física no Insper, formado em Ética pela Palas Athena e amante da Filosofia.

 

 

Inscreva-se:

     
Entrada Franca
 

 


 

Se após realizar a inscrição você não puder comparecer, pedimos que nos avise assim que possível, por e-mail - contatocef@palasathena.org.br ou pelo telefone (11) 3050-6188, para que possamos disponibilizar a vaga para outras pessoas.