Programação
Formação em Tecnologias da Convivência

13 de março a 8 de dezembro de 2019

Professores:
Lia Diskin, Basilio Pawlowicz, Cassio Filgueiras, Celia Passos, Elisa Kozasa, Fabio Otuzzi Brotto, Fernando Stanziani, José Romão Trigo de Aguiar, Lourdes Alves de Souza, Silvio Barros e professores convidados.


As realizações e conquistas humanas, e também nosso equilíbrio emocional e desenvolvimento intelectual, dependem em grande parte de relacionamentos e interações com outros e, igualmente, com as circunstâncias.

O convívio permeado por confiança, comprometimento e cooperação é o facilitador de todas as nossas atividades, no âmbito familiar, empresarial, profissional, nos ambientes de aprendizado e exercício da cidadania, e mesmo no meio comercial.

Apesar disso, nosso dia a dia nas grandes cidades, mediado muitas vezes pela tecnologia, parece minado por desentendimentos, polarizações, mal-entendidos, desconfiança, irritação e frustração com o descompromisso de empresas, colegas de trabalho e estudo, e mesmo os mais próximos.

Mas, o que podemos fazer?

Em resposta às transformações do mundo globalizado, as novas tecnologias da convivência – a palavra tecnologia, neste contexto, se refere à sua origem grega, teckné, ou seja, a habilidade ou competência nascida da experiência e sistematizada em conhecimento passível de ser transmitido – vêm sendo desenvolvidas e aplicadas com sucesso aos mais variados contextos onde o aprimoramento da convivência humana traz benefícios inequívocos, como por exemplo: Diálogo, Comunicação Não Violenta, Processos Circulares, Justiça Restaurativa, Pedagogia da Convivência e Mediação.

Esta formação tem por objetivo oferecer os instrumentos conceituais e práticos para que cada participante possa aplicar as metodologias em seus ambientes de atuação, de modo frutífero e sustentável, a fim de criar condições favoráveis à formação de um espírito comunitário, ao desenvolvimento de diálogo franco e respeitoso, à tomada de decisões que beneficiem todos os envolvidos, à desescalada e resolução não violenta de conflitos e ao desenvolvimento de habilidades pessoais de escuta qualificada, clareza, perspectiva e mapeamento de conflitos.


CONTEÚDO



• Atenção, Escuta e Percepção
• Cartografias do Poder
• Conflito
• Convivência - Bases Biológicas e Ética 
• Comunicação Não Violenta
• Diálogo
• Cultivo da Empatia nas Relações de Apoio
• Pedagogia da Convivência
• Liberdade e Responsabilidade / Autonomia e Interdependência
• Mediação
• Modulação Emocional / Habilidades Sócio-afetivas
• Processos Circulares e Justiça Restaurativa
• Sobrevivência, Solidariedade e Compaixão
• Valores da Convivência.




CALENDÁRIO 2019

15 a 17 de março              9 a 11 de agosto
12 a14 de abril                  13 a 15 de setembro
10 e 11 de maio                18 a 20 de outubro
7 a 9 de junho                   22 a 24 de novembro
12 a 14 de julho                6 a 8 de dezembro



HORÁRIO

Sextas-feiras: das19h às 21h30
Sábados: das 9h às 17h30
Domingo: das 9h às 13h


DOCENTES



Basilio Pawlowicz, Filósofo e educador. Cofundador da Palas Athena. Bacharel em Filosofia pela PUC. Mentor, orientador e professor de programas e projetos sócio-educativos voltados ao encontro das culturas e dos saberes.

Cassio Filgueiras, Advogado e mediador treinado pelo Centre Jeunesse de Montreal, Canadá. Formado em Direito pela Universidade Ibirapuera e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Vice-presidente da Rede Internacional de Mediadores Interdisciplinares (RIMI), instituição fundadora do Fórum Nacional de Mediação (FONAME). Coordenador e palestrante nas Conferências Internacionais, Jornada de Estudos Brasil Canadá e Novas Perspectivas em Mediação.

Celia Passos, Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Diploma Universitário em Mediação pelo Institut Universitaire Kurt Bösch, Suíça e Argentina; MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Post MBA pela FDC-Kellogg School of Management, Chicago. Pesquisadora, docente, diretora e fundadora do ISA-ADRS – Instituto de Soluções Avançadas onde presta consultoria em Gestão de Conflitos. Membro do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Docente em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (MASCs) e Práticas Restaurativas. Co-organizadora do Curso de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos em Segurança Cidadã - Projeto Piloto RJ coordenado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública (2007). Membro do Fórum Permanente de Mediação e Práticas Restaurativas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da Comissão de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RJ. Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Elisa H. Kozasa, Fellow do Mind and Life Institute. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorada pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Suas principais pesquisas abordam a neurofisiologia de estados de consciência como a meditação, através da neuroimagem funcional, e a avaliação de intervenções que envolvem treinamento de habilidades cognitivas e comportamentais e que promovem uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Nestas áreas participou dos diálogos entre pesquisadores e o Dalai Lama, na interface entre efeitos de práticas contemplativas para a saúde em 2006 e 2011. Uma das três finalistas do Prêmio Saúde 2012 e 2013 na categoria de Saúde Mental e Emocional. É graduada 5º dan em Aikido com certificado reconhecido pela International Aikido Federation. Foi treinada por Paul Ekman e Alan Wallace para ministrar o treinamento Cultivating Emotional Balance.

Fábio Otuzi Brotto, Cofundador e Presidente do Conselho do Projeto Cooperação – Comunidade de Serviço. Pioneiro em Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação no Brasil, mestre em Ciências do Esporte, Professor de Educação Física, Bacharel em Psicologia e Facilitador Credenciado do Jogo da Transformação. Inspirador e docente da Pós-graduação em Jogos Cooperativos e da Pós-graduação em Pedagogia da Cooperação; Consultor de programas dirigidos ao Envolvimento de Equipes e Lideranças Colaborativas em diferentes organizações; e cofocalizador do LabPedCoop – Laboratório de Pedagogia da Cooperação. Idealizador da COOPA de Futebol Cooperativo, dos Jogos Coolímpicos, da Olimpíada Cooperativa de Matemática, da Gincana Cooperativa para um Mundo melhor e do FICOO – Festival Internacional da Cooperação. Autor dos livros: “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, “Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência” e “Jogos Cooperativos nas Organizações”, entre outros.

Fernando Stanziani, Psicólogo e engenheiro. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Psicologia Analítica (C.G. Jung) pelo Instituto Sedes Sapientiae SP. Consultor empresarial em desenvolvimento humano, planejamento estratégico, qualidade e ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética. Foi professor de Ética Empresarial em cursos de pós-graduação da FIA, FECAP e FIPECAFI em SP. Professor e conselheiro da Associação Palas Athena. Membro participante da iniciativa Coalizão Inter-fé em Saúde e Espiritualidade.

José Romão Trigo de Aguiar, Médico homeopata, Psicoterapeuta e Professor de Ética e Filosofia do Oriente e Ocidente da Palas Athena. Fundador da Soc. Univ. Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Professor do Curso de Formação de Terapeutas – FONTE, do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em “Jogos Cooperativos” – UNIMONTE e do Curso de Especialização em Medicina Comportamental – ligado à UNIFESP; Membro da Diretoria do Instituto de Cultura Homeopática – Escola de Homeopatia. Coordenador do Projeto Social Agentes de Cidadania (capacitação de jovens) – IAKAP. Co-autor do livro Homeopatia da coleção Para Saber Mais – Editora Abril.

Lia Diskin, Jornalista especializada em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez (Buenos Aires). Realizou estudos sobre as Upanixades na Vedanta Society em Uttar Pradesh, Índia. Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia. Responsável pelas visitas do Dalai Lama ao Brasil. Cofundadora da Palas Athena, criadora e mentora de programas educacionais e projetos sócioeducativos, de redes de participação cidadã e parcerias dos mais diversos setores da sociedade. Coordenadora do Comitê da Cultura de Paz – um programa da UNESCO. Criadora do programa de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas que há 8 anos é ministrado para a formação de profissionais da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de São Paulo. Esse programa é adotado em escolas de educação formal e como disciplina eletiva na UNIFESP.

Lourdes Alves de Souza é educadora, psicóloga, pós-graduada em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inovação pela Faculdade SENAC. É especialista em Desenvolvimento Local pelo Programa Delnet da Organização Internacional do Trabalho - OIT. Atuou por 15 anos no SENAC São Paulo, na Gerência de Desenvolvimento Social, no desenvolvimento das Metodologias de Rede Social e Desenvolvimento Local e na capacitação de docentes, em todo o estado de São Paulo. É conselheira e docente na Associação Palas Athena, certificada em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência, nessa instituição. É certificada em Pensamento Sistêmico pela Holon/Brasil, multiplicadora de Metodologias Participativas e professora convidada para cursos de pós-graduação na FIA - Fundação Instituto de Administração e UFUSCAR. Coautora no Livro “O Papel da Universidade no Desenvolvimento Local”- Experiências brasileiras e canadenses, publicado em 2011 pela editora Secco.

Silvio Barros, formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão Empresarial, ambos pela Universidade Monte Serrat. Personal e Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coach. Formado em Mediação de Conflitos pela Palas Athena. Conheceu a Comunicação Não Violenta (CNV) em 2008 com o treinador internacional Dominic Barter e aprofundou seus estudos com o treinador internacional de CNV Sven Frohlich Archangelo, do qual foi assistente em cursos básicos, em São Paulo, e de aprofundamento, em Nazaré Uniluz. Atualmente compartilha sua experiência em Comunicação Não Violenta como proposta de resolução de conflitos nos diversos ambientes sociais, palestrando em inúmeras instituições por todo o Brasil. Participou em 2017 do IIT Chile (Puntaendo) com facilitadores de CNV de diversos países, ampliando a rede de apoio para desenvolvimento da Comunicação Não Violenta no Brasil.




IMPORTANTE 


Por se tratar de uma Formação com número de vagas limitadas, solicitamos o comprometimento com as datas agendadas, já que não existe a possibilidade de outros interessados ingressarem após o início do curso.

Para obter o certificado de conclusão da Formação é necessário ter no mínimo 85% de frequência.



PROCESSO DE PRÉ-INSCRIÇÃO 


1. preenchimento do formulário de pré-inscrição - clique aqui para preencher o formulário;
2. confirmação/aprovação da Palas Athena;
3. pagamento da primeira parcela conforme orientação a ser recebida.

Informações e dúvidas: contatocef@palasathena.org.br ou (11) 3050-6188

 

 

INSCRIÇÃO E FORMAS DE PAGAMENTO 


Valor : 10x R$ 590,00

- Boleto bancário 
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188

Confirmação da inscrição - mediante pagamento da primeira parcela.