Programação
O Mundo Simbólico das “Mil e Uma Noites”

Com Vera Lucia Paes de Almeida
15 de março a 28 de junho de 2019, sextas-feiras, das 14h às 16h


O clássico da literatura árabe medieval “As Mil e Uma Noites” foi reduzido no mundo moderno a uma exótica coleção de contos destinada ao público infanto-juvenil. No entanto, longe de ser apenas um compêndio banalizado de histórias para crianças, “As Mil e Uma Noites” se revela como um texto de imensa riqueza simbólica que nos introduz no mundo de sabedoria do Oriente Médio através de fábulas, alegorias políticas, contos folclóricos, contos fantásticos, narrativas eróticas, relatos místicos, anedotas cômicas, entre tantas outras informações sobre a cultura popular da civilização islâmica da época medieval.

Esse curso é um convite para desfrutar do encantamento e maravilhas desse labirinto de histórias que, segundo a tradição dos contadores, tem o poder de suspender até a morte, assim como o fez Sherazade ao entreter o sultão Shariar, durante mil e uma noites!

“Mitos e contos dão expressão a processos inconscientes e sua narração provoca a revitalização desses processos, reestabelecendo assim a conexão entre consciente e inconsciente” (C. G. Jung ).




 

 

 
 

DOCENTE


Vera Lucia Paes de Almeida, Psicóloga e psicoterapeuta junguiana. Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

 

 

INSCRIÇÃO PELA LOJA VIRTUAL
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão