• Home
  • Programação
  • Ainda que eu falasse a Língua dos Anjos
    A beleza na Bíblia:
    do Gênesis até o poeta Jesus
Programação
Ainda que eu falasse a Língua dos Anjos
A beleza na Bíblia:
do Gênesis até o poeta Jesus

Com Ariel Finguerman 
31 de julho a 22 de agosto de 2019, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30 



A Bíblia, apesar de ser fundamental na formação do mundo ocidental, é marginalizada no mundo acadêmico e intelectual. Este curso, baseado nas mais modernas pesquisas universitárias feitas nos EUA, Europa e Israel, quer apresentar um contraponto, trazendo à tona a incrível beleza poética presente nas Escrituras, digna das mais sublimes obras de arte da História.

Por quase dois mil anos, pairou um mistério sobre o estilo dos autores bíblicos, aparentemente de menor qualidade quando comparado aos gregos, árabes e latinos. Até que um bispo inglês, há 250 anos, descobriu o Paralelismo, a surpreendente técnica literária presente por todas as Escrituras.A partir de então, livros como Jó e Gênesis mostraram uma beleza estética impactante, e as palavras de Jesus aparecem agora como sendo de um poeta.

Mas outra surpresa veio em seguida: os arqueólogos mostraram que este estilo não é exclusivo da Bíblia, mas comum a todo o Oriente Médio Antigo.

O curso faz ainda um passeio pelo mais poético e amado livro bíblico: os Salmos.


Vagas limitadas.


  





Docente: 


Ariel Finguerman é paulistano, formado em Filosofia e Jornalismo pela USP. Fez seu doutorado em Estudos das Religiões em Israel (Universidade de Tel Aviv), onde vive há 20 anos. É autor dos livros A Teologia do Holocausto (editora Paulus) entre outros.