• Home
  • Programação
  • Cancelado: O Universo em uma xícara – através do chá, o silêncio e o presente
Programação
Cancelado: O Universo em uma xícara – através do chá, o silêncio e o presente

Com Gabriel Vanzella e Helena Kobayashi
4 a 18 de julho de 2019, quintas-feiras, das 19h30 às 21h


Como o vapor que sobe de uma xícara de chá preto e enuvia seu entorno, existe também um véu de mistério e de mito em torno dessa bebida, desde sua origem há milhares de anos. Apesar disso, seus benefícios diretos e indiretos para a nossa saúde e bem-estar são reais e estão presentes até hoje, tornando o chá a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás, somente, da água pura que o constitui.

Esse curso é um convite para degustarmos não apenas um bom chá, mas também a quietude que brota de um estado de presença. Estar onde estamos, fazendo o que nos propusemos fazer, com tranquilidade.

Iremos aprofundar o nosso conhecimento a respeito dessa infusão específica, entender as diferença entre os seus vários tipos e a forma mais apropriada de os preparar, atentando para a qualidade e a temperatura da água, o tempo de infusão e as particularidades das folhas.

Todo o ritual que gira em torno dessa infusão servirá apenas como ferramenta ou como treino para desenvolvermos a Atenção e a Meditação, sobre as quais também conversaremos nesses dois dias de palestra.

Transmutando o ato de sorver o chá em uma metáfora, da mesma forma que desbravamos camadas de sabores e de aromas, empreendemos a jornada que nos leva a mergulhos cada vez mais profundos em nosso ser.

São todos bem-vindos para essa conversa e troca de experiências, nenhum conhecimento prévio se faz necessário.

Vagas limitadas a 8 alunos.



 

 

 

 




DOCENTE

Gabriel Vanzella é economista formado pela FEA-USP (Universidade de São Paulo), pós-graduado em Finanças pelo Insper, com atuação no mercado financeiro. Multiplicador do Curso de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas da Associação Palas Athena, pelo qual se formou em 2016.

Helena Tiemi Honda Kobayashi, Instrutora de yoga, atenção e concentração nas práticas meditativas, tem doutorado e mestrado pela Yokohama National University, tendo completado 15 anos de vivência no Japão.