Programação
Mindfulness e Compaixão para Saúde - MBPM

Com Luiza Hiromi Tanaka e Denise Kato
2 de outubro a 11 de dezembro de 2019, quartas-feiras, das 19h às 21h30
Não haverá aula no dia 20 de novembro


O programa Breathworks desenvolveu-se a partir do Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR) criado pelo Dr. J. Kabat-Zinn (Universidade de Massachusetts). Contém elementos-chave da Terapia Cognitiva Baseada na Atenção (MBCT) desenvolvida por M. Williams , J. Teasdale e Z. Segal, e baseia-se nas práticas milenares de meditação da tradição budista. Outra contribuição importante foi a de Vidyamala Burch, que ao longo de 25 anos aplicou atenção plena e compaixão à sua própria experiência de dor crônica.

Mindfulness, ou atenção plena, significa estar atento e tornar-se mais consciente de pensamentos, sentimentos e sensações corporais no momento em que as experiências ocorrem, sem reagir de forma automática ou habitual. Isso requer abertura e aceitação compassiva nas situações cotidianas, sempre de maneira gentil e bondosa.

A partir da prática regular, desenvolve-se uma nova relação com as situações nas quais nos encontramos e começamos a responder criativamente a elas. Assim, as experiências não mais nos sobrecarregam e podemos permanecer estáveis diante dos altos e baixos da vida e do nosso corpo. Essa qualidade de consciência leva ainda a um profundo senso de iniciativa.

A atenção consciente ou a atenção plena é imbuída de bondade e compaixão, pois a sabedoria vem de uma percepção precisa ou real da vida. A bondade e a compaixão surgem quando estendemos essa percepção aos outros. Na tradição budista, a sabedoria e a compaixão são como as duas asas de um pássaro, e a atenção plena pode nos ajudar a cultivar ambos.



Sobre o programa:
Mindfulness para a Saúde em 8 semanas
O programa "Mindfulness para saúde - MBPM" da Breathworks oferece um conjunto de ferramentas baseadas na atenção e compaixão, que podem ser incorporadas ao cotidiano, melhorando a qualidade de vida e a saúde. O objetivo é capacitar o participante a autogerenciar a doença e a dor, bem como o estresse que muitas vezes decorre dessas circunstâncias difíceis.

Numerosos estudos clínicos revelam que a meditação consciente pode ser tão eficaz quanto os analgésicos prescritos. Mindfulness também pode ajudar a reduzir estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade, burnout e insônia que surgem associados com dor crônica e doença.

A revisão de publicações científicas, incluindo o Programa Breathworks, mostra que:
1. A atenção plena pode reduzir drasticamente a dor e a reação emocional a ela. Pesquisas recentes sugerem que níveis médios de dor do tipo "desconforto" podem ser reduzidos em até 93%.
2. A meditação melhora o sistema imunológico. Os casos de internação hospitalar por câncer, doenças cardíacas ou doenças infecciosas são muito menores em pessoas que meditam regularmente.
3.. Meditação e atenção plena melhoram o controle do açúcar no sangue em casos de diabetes tipo II
4. A meditação melhora a circulação cardiovascular, reduzindo a pressão arterial.


Vagas limitadas - 15 vagas.  


 

 



GRANDES TEMAS

1. Sofrimentos primário e secundário;
2. Não somos os nossos pensamentos;
3. Aprender a responder, em vez de reagir;
4. Observar o sofrimento e o estresse dissolverem-se;
5. O prazer das pequenas coisas;
6. A bondade amorosa;
7. Você não está sozinho;
8. A vida vive através de nós.



METODOLOGIA

São 20 horas de curso teórico-prático. A meditação formal é focada no aprendizado de estar presente, e as práticas baseadas em mindfulness visam prolongar esse aprendizado em nossa vida diária. Durante o curso o participante experimentará diferentes exercícios, de modo que no final  estará apto a decidir quais técnicas funcionam melhor para si. Cada semana será introduzida uma nova prática meditativa: escaneamento corporal, respiração, movimentos conscientes, meditação da bondade amorosa, e outras.

Os participantes devem comparecer com roupas confortáveis e folgadas que permitam movimentar-se livremente, sobretudo deitar em colchonetes. Sugestão de leitura: Viva bem com a dor e a doença: o método de atenção plena – Vidyamala Burch – Ed. Summus.

Os alunos receberão o áudio das práticas meditativas e apostila básica.

Obs.: Este não é um curso que qualifica o participante a reproduzir as práticas como instrutor, e sim destinado ao desenvolvimento pessoal do participante. Não é uma terapia e não se destina a pessoas necessitando de tratamento psicológico ou psiquiátrico.

 

DOCENTE

Luiza Hiromi Tanaka é enfermeira e professora de Mindfulness certificada pela Breathworks do Reino Unido e Respira Vida Breathworks da Espanha para ministrar o programa de 8 semanas MBPM – Mindfulness para saúde e estresse, reconhecido e indicado pelo Prof. Jon Kabat Zinn, criador do Programa de Mindfulness no ocidente. O Programa da Breathworks é registrado na Federation of Holistic Therapists (FHT) do Reino Unido e Irlanda, e garante as boas práticas e a ética. Para conhecer os intrutores certificados veja link: http://www.breathworks-mindfulness.org.uk/2015-08-13-16-35-42/70-teachers-in-south-america (Reino Unido). https://www.respiravida.net/profesores-mindfulness-respira-vida-breathworks Respira Vida Espanha). Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Professora afiliada do Departamento de Administração e Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE/UNIFESP. Instrutora de Atenção e Concentração em Práticas Meditativas, formada pela Palas Athena. Esta no processo de formação avançada como professor de Mindfulness e compaixão pela Respira Vida Breathworks (Espanha) - tem dupla certificação, Reino Unido e Espanha. Tutora da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade. Presta serviços para Neuroconecte, empresa voltada para a Educação Emocional nas escolas.

Denise Sanematsu Kato, formada em Psicologia pela PUC-SP e treinada em mindfulness na tradição da comunidade zen-budista de Plum Village, França, desde 2006. Em 2010 foi ordenada membro da “Order of Interbeing” pelo mestre zen-budista Thich Nhat Hanh. Instrutora de mindfulness certificada pela Breathworks do Reino Unido para os cursos “Mindfulness para Saúde” e “Mindfulness para Estresse”, e facilitadora de práticas de meditação na Sangha Plena Consciência (tradição de Thich Nhat Hanh), em São Paulo, desde 2007. Intérprete de conferências há 25 anos, participou também de eventos promovidos pela Palas Athena, traduzindo conferências de Matthieu Ricard, Charles Eisenstein e Sua Santidade, O Dalai Lama. Na área editorial, traduziu o livro “As Folhas Caem Suavemente”, de autoria de Susan Bauer-Wu, entre outras obras sobre mindfulness publicadas pela Palas Athena Editora.  
  

Só é permitido comprar 1 unidade do curso por pessoa. Para inscrever outro aluno, finalize sua compra e repita o processo com os dados do outro aluno.

Mínimo de 10 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade.


Formas de Pagamento
- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188


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