• Home
  • Programação
  • Seminário Internacional
    A realidade na filosofia de Asanga
    Com Geshe Phende
Programação
Seminário Internacional
A realidade na filosofia de Asanga
Com Geshe Phende

22 de julho de 2019, segunda-feira, das 14h às 20h

Pensar é uma aventura. E os filósofos de todas as culturas e de todos os tempos estão cientes disso.

Alguns avançam por trilhas deixadas pelos antecessores; outros adentram espaços inusitados e virgens – onde não há pegadas para orientar o próximo passo, ou onde a trilha acaba e convida a tomar novo rumo.

Asanga (séc IV) funda a escola Yogachara no campo do budismo Mahayana; seguindo o Caminho do Meio revelado por Nagarjuna, um dos maiores metafísicos na história do pensamento, indo além do niilismo e do eternalismo.

Yogachara ou Cittamatra (que significa escola da “Apenas Mente”) vê a realidade como “coisas e objetos que existem apenas como reflexo do sujeito cognocente, sendo que nada pode ser encontrado fora do âmbito da representação da realidade daquele que a percebe”.

Ao longo deste seminário o Geshe Phende nos orientará sobre esta investigação acerca da natureza da realidade.


Haverá tradução consecutiva. 



 

 



PALESTRANTES




Geshe Ngawang Phende é professor do Drepung Loseling Institute em Atlanta (EUA) e trabalha em parceria com Geshe Lobsang Tenzin Negi, PhD da Emory University. Ele obteve o grau de doutor em Metafísica Budista pela Drepung Loseling Monastic University, em 2001 e depois o título de doutor em Tantrismo Budista (Ngag-rampa) pelo Gyud-mey Monastery, no Sul da Índia, em 2002. Antes de se mudar para os Estados Unidos, Geshe Phende serviu ainda como professor do Lam Rim Tibetan Buddhist Center em Johannesburg, África do Sul, durante quatro anos.



 

INSCREVA-SE

    
Entrada Franca
 

 



  
ATENÇÃO: Ao efetuar sua inscrição, a vaga será reservada exclusivamente para você. Caso desista ou não possa comparecer, por favor entre em contato com a equipe da Palas Athena através do telefone 3050-6188 ou e-mail contatocef@palasathena.org.br, para que possamos dispobilizar sua vaga para outra pessoa.