Programação
Mães e Filhas - Burilando o Ouro das Relações

Com Mônica Guttmann
4 a 25 de setembro de 2019, quartas-feiras, das 19h30 às 21h30


A relação entre mães e filhas é sempre preciosa, profunda e intensa. Quando a dinâmica entre elas é positiva, temos mulheres realizadas, confiantes e nutridoras.

No entanto, quando surgem sinais de sofrimento em uma mãe ou em uma filha, é preciso debruçar-se sobre as projeções, espelhamentos, repetições, conflitos e meandros não tão óbvios a fim de descobrir os padrões que precisam ser transformados para chegar a uma dinâmica de maior alegria e satisfação mútua.

Vontade de mudar é essencial; mas as ferramentas da Arteterapia nos ajudarão em muito. Ao contrário do raciocínio, as imagens artísticas e literárias (como os sonhos) facilitam o acesso mais direto a conteúdos inconscientes e aceleram a conscientização necessária para orientar o trabalho em direção a um relacionamento mais equilibrado, amoroso e saudável.

Serão quatro encontros onde alma, arte, literatura e expressão estarão de mãos dadas para acompanhar este profundo, sensível e surpreendente encontro entre mães e filhas. Mesmo não trazendo sua mãe ou sua filha – elas estarão presentes!



 

 



 
DOCENTE

Mônica Guttmann, Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), arteterapeuta e escritora. É professora do curso de formação em arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientae e professora convidada em universidades, instituições e espaços culturais no Brasil e no exterior. Tem vários livros publicados, tanto para o público infantil quanto adulto. Atende crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias em seu consultório particular e oferece assessoria para instituições de educação e saúde . Acredita que em nossas crianças (internas e externas) moram intensas e profundas feridas assim como nossa maior fonte de cura, criatividade, consciência e amor.