Programação
A Ética e eu:
O amadurecimento da personalidade

Com Silvia Maria Guerra Molina
17 de setembro de 2019, terça-feira, das 14h30 às 16h30


Para C. G. Jung há tarefas indispensáveis à vida adulta, entre elas a ampliação da consciência em um processo conhecido como Individuação. Em outras palavras, tornar-se adulto de fato, trazer para si a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento.

Para tanto, é indispensável um posicionamento ético diante de si, dos outros seres e da própria sociedade e cultura. Sem isso, diz C. G. Jung, criador da Psicologia Analítica, não há possibilidade de crescimento do ser humano. Não se trata de adotar uma moral estabelecida, sem reflexão, sem um posicionamento profundo em face dos dilemas que se apresentam na convivência pessoal, familiar, no trabalho, na sociedade. Isto seria uma atitude infantil ou primitiva que não corresponde ao nível de consciência e diferenciação requeridas ao ser humano no contexto ocidental contemporâneo – inclusive para que este possa desempenhar mais plenamente seu papel nas dimensões pessoais e coletivas.

A palestra apresentará conceitos e processos relevantes para o entendimento da relação entre a ética e o desenvolvimento humano mediante o amadurecimento da personalidade.





 

 



 
DOCENTE

Silvia Maria Guerra Molina é doutora (UNICAMP) e mestre (USP) na área de Genética. Fez carreira nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em Ecologia Evolutiva Humana e em Genética e Questões Socioambientais como docente na USP/ESALQ. Fez especializações em Psicologia Analítica pelo Instituto Junguiano de Estudos e Pesquisas/FACIS, em Ética Aplicada pela Palas Athena, em Psicologia Transpessoal pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Transpessoal e em Terapia Floral pelo IBEHE/UNAERP.