Programação
Freud e Santo Agostinho:
O Dilema do Conceito de Édipo

Com Christopher Marques
2 e 9 de setembro de 2019, segundas-feiras, das 19h30 às 21h30


O curso visa abordar como o desequilíbrio religioso produz neurose e pode tornar o indivíduo inseguro, imaturo, radical e alienado.

Desde Santo Agostinho alguns segmentos da religião de matriz cristã passaram a ver a sexualidade como algo danoso à espiritualidade. Em Freud isto toma outra dimensão com o estudo das repressões e patologias que a religião pode produzir a partir de uma leitura fundamentalista sobre Deus e da idealização estereotipada do que seria uma vida santa.

Este curso percorre obras que contribuíram para o esclarecimento de possíveis conexões entre cultura, religião e sofrimento psíquico. Debruçaremo-nos, especificamente, sobre pesquisas no campo da Psicanálise, Teologia e Espiritualidade, utilizando importantes ícones como Santo Agostinho e Freud, entre outros. Em que situações a cultura e a religião funcionam como mecanismos de sofrimento psíquico e repressão? Que fatores, dentro dessa perspectiva, podem desencadear esse sofrimento? Essa temática tangencia uma problemática dos dias atuais e é oportuna a clarificação e reflexão sobre o assunto. É nosso intuito mostrar que a compreensão equivocada da religião pode levar ao sofrimento psíquico.


OBJETIVOS

• Refletir sobre o processo de adestramento social através do medo, culpa e castigo.
• Dialogar com experiências práticas de cenários religiosos e constatar os inúmeros distúrbios produzidos por uma religião adoecida.
• Identificar e compreender as razões do adoecimento da psique no fundamentalismo religioso.
• Mostrar caminhos possíveis até a fonte direta de uma espiritualidade saudável.



 

 



 
DOCENTE
Christopher Marques, Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui formação também em Gestão Socioambiental em Sustentabilidade aplicada aos negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Ética Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas e Coaching e Mentoring pela Unieducar.