Programação
Os 12 Brocados de Seda

Com Jaime Kuk
3 de setembro a 19 de novembro de 2019, terças-feiras, das 10h às 11h


"Os 12 Brocados de Seda” ou “12 Jóias” é um sistema de Qigong em que se pratica sentado na cadeira ou no chão sobre almofadas. Derivou dos 8 Brocados de Seda ou 8 Jóias que são executados em pé.

Sabemos que a série foi criada no começo da dinastia Ming (1368-1644), graças às resenhas de três autores da época: Leng Qiang, Gao Lian e Hu Wen Huan.

O objetivo dessa técnica corporal é aumentar a vitalidade, promovendo o cultivo do Qi, o “Ar Vital", através de posturas meditativas, foco mental, alongamentos, trabalho respiratório, estimulação e massagens de pontos dos canais energéticos – tudo em uma sequência organizada de doze movimentos.

Como resultado da sua prática regular (15 minutos diários), espera-se melhoria da circulação, alívio de dores e tensões, maior resistência ao frio, harmonização de funções vitais e, portanto, maior disposição e concentração.

Externamente, os movimentos são graciosos e lentos, daí provavelmente a origem do nome "brocados de seda" ou "jóias"; mas internamente o trabalho é intenso, na percepção dos efeitos e na condução mental. Por isso, o suporte de um professor é importante, pois além de instruir sobre os movimentos externos e ensinar a teoria básica da medicina tradicional chinesa que fundamenta essa técnica, ele mostra como proceder internamente para obter os efeitos desejados.


 


 

DOCENTE

Jaime Kuk, há mais de três décadas é Professor de Práticas Corporais Terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (várias modalidades) e de Tai Ji Quan. Participou de campeonatos de Lian Gong em 18 Terapias em Xangai – China, e do primeiro curso para instrutores. Professor em todo o Brasil, ministra cursos regulares para as Secretarias Municipais de Saúde e outras instituições. Biólogo formado pela USP.