Programação
Conhecimento, Ignorância e Mistério em Edgar Morin

Com Edgard de Assis Carvalho
4 a 25 de novembro de 2019, segundas-feiras, das 19h30 às 21h30


O constatável progresso dos saberes produziu uma multiplicação de disciplinas sem precedente, consagrou a figura do especialista e consolidou as fragmentações.

O pensamento complexo aborda a incerteza, a insuficiência, o inacabamento; articula razão e emoção, prosa e poesia, estética e arte. Dominar os conhecimentos, assumir as ignorâncias, valorizar os mistérios e exercitar a fraternidade podem constituir vias alternativas para resistir à crueldade do mundo e instalar um ambiente melhor para todos.



Bibliografia.
Edgar Morin. Rumo ao abismo. Ensaio sobre o futuro da humanidade; tradução Edgard de Assis Carvalho, Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
Edgar Morin/Boris Cyrulnik. Diálogo sobre a natureza humana; tradução Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Palas Athena, 2012.
Edgar Morin. Fraternidade. Para resistir à crueldade do mundo; tradução Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Palas Athena, 2019. (a ser publicado).
Edgar Morin. Sobre a estética; tradução Edgard de Assis Carvalho, Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Pró-Saber, 2017.
Mathieu Ricard. A revolução do altruísmo; tradução Inês Polegato, revisão técnica Lucia Benfatti, Martha Gouveia da Cruz. São Paulo: Palas Athena, 2015.
Byung-Chul Han. Sociedade do cansaço; Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.



 

 





Docente: 

Edgard de Assis Carvalho
, livre-docente da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, UNESP; Titular de Antropologia, coordenador do núcleo de estudos da complexidade, PUCSP, vice-presidente do Instituto de Estudos da Complexidade, IEC-RJ, pesquisador da Fiocruz/Rio.


 

 

INSCREVA-SE

    
2x R$ 187,00
 

2x R$ 168,30


Preço da atividade com desconto para os seguintes grupos:
* Estudantes
* Pessoas com mais de 60 anos
* Professores e Assistentes Sociais da Rede Pública
Os documentos que comprovam a inserção em um dos grupos acima deverão ser apresentados na recepção da Palas Athena no dia da atividade.


 

Só é permitido comprar 1 unidade do curso por pessoa. Para inscrever outro aluno, finalize sua compra e repita o processo com os dados do outro aluno.

Mínimo de 10 alunos, abaixo disso a Palas Athena se reserva o direito de cancelar a atividade.


Formas de Pagamento
- Boleto bancário (à vista)
- Cartão de crédito (VISA, MASTERCARD e AMERICAN EXPRESS)
Outras formas de pagamento na recepção da Palas Athena (11) 3050-6188


Inscrição pela Loja Virtual
Ao realizar a inscrição online, declaro que li e aceito os termos do acordo de adesão