Editora
foto_livro_maior

Construção Estratégica de Paz

Autor(a): Lisa Schirch

R$ 39,00


Todos gostaríamos que o mundo fosse mais pacífico – sem guerras, sem pobreza, sem racismo, sem disputas na comunidade, sem tensões no ambiente de trabalho, sem brigas conjugais. Neste livro tão oportuno, Lisa Schirch nos direciona para tais realidades, conduzindo-nos por um caminho que transcende a ausência de conflito. A autora prevê uma paz justa – uma situação sustentável, por se tratar de uma paz que não abre mão da justiça. Como chegar lá? Este é o tema do livro.

A construção de paz reconhece a complexidade e o esforço por trás desse ideal esquivo. Schirch selecionou quatro ações vitais para que a paz se estabeleça em todos os níveis:

1) Enfrentar o conflito de modo não violento;
2) Reduzir a violência direta;
3) Transformar as relações; e
4) Capacitar.

Jamais passou pela cabeça da autora que seria uma tarefa simples ou individual. Sua estratégia clara e incisiva incentiva a adoção de muitas abordagens em prol da paz, avaliando com honestidade quem tem o poder. Com persuasão, coerção, mas sempre com uma análise cautelosa da situação e do momento.

Schirch tem mais de 15 anos de experiência como consultora para construção de paz na África, Ásia e América Latina.



Autor(a)

Lisa Schirch é Diretora de Segurança Humana da Alliance for Peacebuilding em Washington, e professora e pesquisadora no Center for Justice & Peacebuilding da Eastern Mennonite University. Integra a equipe de prevenção de conflitos armados no Kroc Institute for International Peace. Atuou na prevenção de conflitos e construção de paz em mais de 20 países africanos, e também no Afeganistão, Paquistão, Iraque, Fiji e Líbano. Autora de seis livros e inúmeros artigos sobre esses temas. Hoje trata do desenho e estrutura de processos de construção de paz; avaliação de conflitos; relações entre civis e militares; o papel da mídia. Foi consultora para o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, Banco Mundial, entre outras agências. Schirch é graduada em Relações Internacionais pela University of Waterloo, Canadá, e possui mestrado e doutorado em Análise e Resolução de Conflitos pela George Mason University.