Editora
foto_livro_maior

A Palavra do Silêncio

Autor(a): Michel Maffesoli

38,00


Lançamento! 

Um ano após a tragédia no jornal Charlie Hebdo, Michel Maffesoli, com o arcabouço científico e a erudição que conhecemos, ousa compreender a questão. Será necessário dizer tudo, falar sem limites, chegar até mesmo à blasfêmia, arriscando destruir o que funda a comunidade, esse tácito consenso em torno de valores compartilhados?

Ele se empenha em compreender o retorno do “sacral”, essa necessidade coletiva de comunhão emocional, de religação, de irrupção de si no Outro, no outro da comunidade, do cosmo, da deidade.

Para levar a cabo essa reflexão delicada, intuitiva e espiritual, Michel Maffesoli procede como os teólogos medievais que ele tanto adora consultar: de Deus, do divino, não se fala senão por evitamento. Teologia apofática que ele aplica ao que denomina alternativamente o divino social, a religiosidade circundante, causa e efeito do “sacral”.

Em última instância, é preciso preservar o “mistério comunitário”, ou seja, o que inicia os iniciados entre si e que permite a coparticipação e o viver junto em toda sua densidade espiritual.



Autor(a)

Michel Maffesoli, eminente sociólogo francês, considerado criador da Sociologia do Imaginário e do Quotidiano. Professor de Sociologia na Universidade Sorbonne, diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano (CEAQ) e do Centro de Pesquisa sobre o Imaginário (CRI), em Paris. Autor de dezenas de livros, vários publicados em português, como “Elogio à Razão Sensível”, “A Violência Autoritária”, “O Tempo das Tribos - O Declínio do Individualismo”, “A Contemplação do Mundo”, “O Apocalipse” e “O Tempo Retorna - Formas Elementares da Pós-Modernidade”.