Editora
foto_livro_maior

Poder da Parceria (O)

Autor(a): Eisler,Riane

R$ 51,00


Eminente socióloga, advogada e ativista social, Riane Eisler consegue fazer uso de sua eclética formação - que inclui ter escapado dos nazistas quando era criança, ter vivido em Cuba, ter sido uma das primeiras mulheres a cursar Direito nos Estados Unidos - e enxergar o que ninguém vê com muita clareza, mas sente nos desconfortos e apreensões da vida diária.

Numa linguagem lógica e acessível, Eisler explica que percebeu existirem dois modelos que podemos utilizar em nossos relacionamentos: o de dominação e o de parceria.

O modelo de dominação é o que herdamos de épocas passadas, mais autoritárias e despóticas. Por este modelo, alguns poucos homens ficam no topo de hierarquias rígidas, que utilizam para enriquecer-se cada vez mais. Este é o modelo que aprova a competitividade, onde a violência e o medo são vistos como naturais, e onde os mais fracos ficam desabrigados.

O modelo de parceria é mais horizontal e não privilegia os homens em favor das mulheres, reconhecendo os direitos não só de ambos os gêneros como também das crianças, dos idosos, do meio ambiente, dos animais. Quando os relacionamentos são pautados pelo modelo de parceria, as pessoas mostram respeito umas pelas outras, abrem espaço para diferenças e tomam cuidado com o que necessita de atenção.

Riane Eisler argumenta que já há um movimento em todo o mundo na direção da parceria, de relações mais democráticas, de cuidado pelas pessoas e pela natureza. No entanto, esse movimento é resistido e combatido pelos defensores do modelo da dominação, que preferem negar a realidade de relações que estão destruindo nosso planeta e fomentando sociedades cada vez mais violentas para assim permanecer na segurança da dominação rígida e definida.

A autora nos faz um convite audacioso: que deixemos de pensar em nós mesmos como impotentes, vítimas da situação, e comecemos a mudar o mundo. O poder da parceria é um convite para entendermos o que está acontecendo e passemos a mudar nossa realidade, fazendo todas as nossas relações se aproximarem cada vez mais do modelo de parceria.



Autor(a)

Mircea Eliade (1907 - 1986) nasceu em Bucareste, Romênia, onde realizou seus primeiros estudos universitários. Um dos maiores historiadores das religiões do mundo, era um estudioso do universo dos símbolos, mitos e ritos mágicos, procurando sistematicamente estabelecer uma aproximação das filosofias orientais e ocidentais. Sem perder a precisão acadêmica, adentra um universo imagético que tornam mais compreensíveis as mais variadas visões do mundo. Eliade lecionou na Universidade de Bucareste, na École des Hautes Études de la Sorbonne, Istitut Jung de Zurique e na Universidade de Chicago. Entre seus numerosos escritos destaca-se "O Mito do Eterno Retorno", "Tratado da História das Religiões" e "O Sagrado e o Profano".