Editora
foto_livro_maior

Pedagogia da Convivência

Autor(a): Jares, Xesús R.

R$ 45,00


 Este livro é fruto da experiência pessoal do autor como professor, capacitador de facilitadores, criador e coordenador de programas de convivência, investigador, mediador e pai. Portanto, um livro firmado na experiência reflexiva, na pesquisa e na intervenção em diversos contextos educativos.

Pedagogia da convivência é um convite ao diálogo, à reflexão crítica e à participação global sobre um tema fundamental para nosso modelo educativo e social - afirmar a necessidade e a possibilidade de educar para a convivência a partir de critérios democráticos.

Respeito, direitos humanos, ternura, diálogo, solidariedade e esperança são alguns dos marcos e conteúdos que viabilizam um convivívio edificante e promissor, capaz de orientar as energias vitais e cognitivas tanto de educandos quanto de professores, indivíduos, grupos e comunidades. Na perspectiva do autor, as famílias têm de ser o primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos, para o qual é necessário qualificar a capacidade de escuta e percepção de uma situação por diferentes ângulos, considerando sempre o contexto, os protagonistas e os valores que estão envolvidos nela.

Obra oportuna e propositiva, destinada a educadores, gestores de projetos sócio-educativos, mães, pais e orientadores familiares.



Autor(a)

O professor Xesús R. Jares é catedrático em Didática e Organização Escolar na Universidade de A Coruña e pesquisador envolvido em várias iniciativas pela paz. Coordena desde 1983 os Educadores/as pela Paz da Nova Escola Galega. É o atual presidente da Associação Espanhola de Investigação para a Paz (AIPAZ) e autor de vários livros sobre educação, entre os quais Educação para a paz: teoria e prática e Educar para a paz e a esperança em tempos da globalização, guerra preventiva e terrorismo, ambos lançados pela Artmed.