• Home
  • Editora
  • Em defesa dos animais – direitos da vida
Editora
foto_livro_maior

Em defesa dos animais – direitos da vida

Autor(a): Ricard,Matthieu

R$ 58,00



É crescente o número de vegetarianos e veganos no mundo todo, especialmente entre os jovens. Calcula-se que hoje ultrapassem o meio bilhão de seguidores; seja por razões de caráter ecológico, de cuidados com a saúde pessoal, de observância de princípios religiosos ou por respeito ao direito de viver e evitar sofrimentos a criaturas que sabemos ter sensibilidade, emoções e inteligência.

“Preocupar-se com cerca de 1,6 milhão de outras espécies que povoam o planeta não é irrealista nem fora de propósito porque, na maior parte das vezes, não é necessário fazer uma escolha entre o bem-estar dos humanos e o bem-estar dos animais. Vivemos em um mundo essencialmente interdependente onde o destino de cada ser vivo está ligado ao destino dos demais. Portanto, a questão não é pensar apenas nos animais, mas também nos animais.”

Com base em trabalhos de pesquisadores evolucionistas, etólogos e filósofos mundialmente respeitados, Matthieu Ricard levanta cenários inquietantes do ponto de vista ético, já que o estilo de vida adotado pelos países ricos causa um impacto considerável sobre a biosfera. Impacto que se mantido no ritmo atual provocará o desaparecimento de 30% de todas as espécies animais do planeta até o ano de 2050.

Não há mais espaço para argumentos tendenciosos e interesseiros. As evidências se impõem, e exigem aprender a cuidar, a cultivar um senso de pertencimento e solidariedade com todas as manifestações de vida.



Autor(a)

Matthieu Ricard nasceu na França, em 1946. Filho do filósofo francês Jean-François Revel e da artista plástica Yahne Le Toumelin, cresceu no centro intelectual e artístico de Paris. Recebeu seu Ph.D em genética celular pelo Instituto Pasteur, sob a orientação de François Jacob, Prêmio Nobel de Medicina. Todavia, há quarenta anos deixou sua prestigiada condição de pesquisador para se mudar para os Himalaias e tornar-se monge budista. É autor de vários best-sellers, entre os quais se destacam O monge e o filósofo – escrito com seu pai e traduzido para mais de 20 idiomas –; A arte de meditar; Felicidade – a prática do bem-estar; A revolução do altruísmo. Além de escritor renomado, é um brilhante orador, aclamado no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nos fóruns Gross National Happiness das Nações Unidas e em TED Talks, onde mais de cinco milhões de pessoas assistiram sua palestra sobre felicidade. Tradutor de Sua Santidade o Dalai Lama, participou na última década dos mais importantes congressos destinados ao diálogo entre ciência e espiritualidade, sendo ele próprio objeto de estudos sobre os efeitos da meditação nas estruturas do cérebro. Matthieu Ricard destina todos os proventos obtidos com seus livros e conferências e a maior parte do seu tempo a 140 projetos humanitários na região do Himalaia. Reside no Monastério de Shechen, no Nepal.