Editora
foto_livro_maior

A Ciência da Compaixão

Autor(a): Marcelo Demarzo

Autor(a): Javier García Campayo

Autor(a): Ausiàs Cebolla i Martí

R$ 56,00


As terapias centradas na compaixão se baseiam na dimensão social do ser humano e em sua busca por contato e relacionamento com os outros membros de sua espécie. Levando em conta os três sistemas de regulação dos afetos – o sistema de ameaça, o de ativação e o de confrontação – a compaixão se estabelece como regulador principal dos três sistemas.

A maior parte das publicações sobre a compaixão trata do tema no contexto do budismo, por isso destacamos que esta é uma obra de divulgação científica e multidisciplinar das técnicas e programas laicos de compaixão criados especialmente para profissionais de saúde e educação. Os autores analisam e comparam diferentes modelos de compaixão e abordam a terapia da compaixão na perspectiva do mindfulness.

COMPAIXÃO: sentimento de afeição ou proximidade em relação a outros seres humanos.



Autor(a)

Marcelo Demarzo é Médico de Família e Comunidade, Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, e Coordenador do “Mente Aberta” – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP. Especializado em Mindfulness pela Universidade de Massachusetts (EUA) com Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli, e pelo Instituto Breathworks (Inglaterra). É pesquisador em Mindfulness, com especial interesse na implementação de Mindfulness na Atenção Primária à Saúde (APS) e no Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor(a)

Javier García Campayo é Professor Titular de Psiquiatria na Universidad de Zaragoza, e Psiquiatra no Hospital Miguel Servet de Zaragoza, Espanha. Presidente da Sociedade Espanhola de Medicina Psicossomática e assessor da Estratégia Nacional em Saúde Mental. É investigador do Instituto Aragonés de Ciências da Saúde. Autor de dez livros científicos, e de mais de 200 artigos científicos sobre dor, fibromialgia, depressão e mindfulness. Dirige o prestigiado Máster de Mindfulness da Universidad de Zaragoza.

Autor(a)

Ausiàs Cebolla i Martí é psicólogo e professor na Universitat Jaume I de Castelló, do Departamento de Psicologia Básica, Clínica e Psicobiologia, em especial no âmbito da Emoção, Psicologia Positiva e pesquisas científicas. Doutor em Psicologia pela Universitat de València, com uma tese sobre a eficácia de um tratamento baseado em mindfulness para depressão e ansiedade no âmbito hospitalar. Atualmente combina diversos projetos de investigação em mindfulness com a docência em múltiplos másters e cursos. É autor de mais de cem artigos científicos no âmbito de mindfulness e das demais áreas de sua atuação.