• Home
  • Eventos
  • O Encontro – em diálogo possível Martin Buber, David Bohm e Marshall Rosenberg
Eventos
O Encontro – em diálogo possível Martin Buber, David Bohm e Marshall Rosenberg

01, 02 e 03 de setembro de 2017
Local: Praia do Flamengo, 66 - Auditório, Rio de Janeiro - RJ
sexta-feira das 14h às 18h, sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 13h 


Entre o que eu penso,
o que quero dizer, 
o que digo e
o que você ouve, 
o que você quer ouvir e
o que você acha que entendeu
há um abismo
Alejandro Jodorowsky

O "entre" é o espaço onde o diálogo emerge como promessa e ação propositiva que visam ao encontro - reconhecimento mútuo da vulnerabilidade e, paradoxalmente, fonte de novos saberes que nos liberta do autoengano e dos pressupostos a respeito de si mesmo e do outro. 

Um filósofo (Buber), um físico (Bohm) e um psicólogo (Rosenberg), partindo de uma visão de mundo dialógica, oferecem a experiência que conquistaram em um território pouco frequentado pelos pensadores de sua época: a filosofia do Diálogo. Nos mapas que conceberam, método e prática põem em evidência os nossos valores subjacentes; a natureza e a intensidade das emoções; os padrões mentais que acompanham nossos pensamentos e decisões; as narrativas culturais que teceram nossa subjetividade; a memória que ora oculta, ora ilumina um repertório descontínuo de "fatos".

Cultivar a empatia, a qualificação da escuta, o pensamento participativo e a compreensão genuína são alguns dos passos que os três gigantes na arte de se comunicar sugerem para celebrar não só a palavra, mas o propósito de estar junto na e em relação, isto é, em reciprocidade.

Referências do conteúdo e das práticas: 
"Eu e tu", de Martin Buber; "Diálogo - comunicação e redes de convivência", de David Bohm, e "Comunicação não violenta", de Marshall Rosenberg. 

Lia Diskin, Jornalista especializada em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez (Buenos Aires). Realizou estudos sobre as Upanixades na Vedanta Society em Uttar Pradesh, Índia. Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia. Responsável pelas visitas do Dalai Lama ao Brasil. Cofundadora da Palas Athena, criadora e mentora de programas educacionais e projetos sócioeducativos, de redes de participação cidadã e parcerias dos mais diversos setores da sociedade. Coordenadora do Comitê da Cultura de Paz – um programa da UNESCO. Criadora do programa de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas que há 8 anos é ministrado para a formação de profissionais da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de São Paulo. Esse programa é adotado em escolas de educação formal e como disciplina eletiva na UNIFESP.  

Inscrições:  https://goo.gl/6DQfdf

Informações
(21) 3231-8433
(21) 2265-4000
contato@isa-adrs.com.br

Realização: Isa ADRS
Apoio: Palas AthenaLia Diskin