Notícias
02.10.2017
Palas Athena anuncia a 36ª Semana Gandhi

Sandra Godoy - Palas Athena



No dia 10 de outubro, às 19h, no teatro do Sesc Vila Mariana, acontece a 36ª Semana Gandhi. Este evento é uma correalização da Associação Palas Athena e o Sesc, em parceria com o Consulado Geral da Índia e o Centro Cultural da Índia em São Paulo e com a cooperação da Unesco.

Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um gênio político e um educador social que fez da não violência o instrumento revolucionário mais eficiente do século XX, inspirando líderes como Martin Luther King e Nelson Mandela. O tema nos convida a refletir sobre o processo criativo, reflexão e ação e como a vida de Gandhi reverbera nos dias atuais.

O encontro será aberto com a música de Fábio Kidesh, seguido da fala do Sr. Anil Kumar Chaudhary, representante do Consulado da Índia em São Paulo e da mesa temática: Nas pegadas de Gandhi - Porque ainda inspira e surpreende, com a participação do fotógrafo Érico Hiller, do ator João Signorelli e do cineasta Leonardo Brant. O encerramento ficará a cargo da companhia de teatro Art Company.

Mesa temática

Os convidados para a mesa temática são artistas que em algum momento da trajetória tiveram suas vidas tocadas pela singularidade do Mahatma.

O fotógrafo Érico Hiller já viajou por todos os continentes em busca de histórias com temática humanitária e ambiental. Sua trajetória resultou em projetos como "Emergentes" (2008), "Ameaçados" (2011), "Tênue Linha" (2013) e "A Jornada do Rinoceronte" (2007-2016), fruto de nove anos de dedicação, fotografando em sete países entre Ásia e África. Seu próximo projeto, sobre o qual discorrerá no evento, será percorrer a pé o caminho feito por Gandhi em 1930, conhecido como a Marcha do Sal, desde seu Ashram até a praia de Dandi, na Índia. "É um projeto muito mais pessoal do que profissional, no qual vou tentar fazer uma alusão sobre como lidar com a busca da verdade, já que sou um fotógrafo documental". Ele ilustrará sua fala com histórias que colecionou durante seu trabalho sobre os rinocerontes, e como isso o afetou e inspirou para a próximo jornada, que começa em 20 de outubro e durará aproximadamente um mês.

Já o ator João Signorelli, conhecido do grande público pela atuação em diversas obras no teatro, cinema e televisão, vive há 14 anos o personagem Mahatma Gandhi em uma peça de teatro que já percorreu o Brasil, Índia e, mais recentemente, Moçambique. Ele pretende contar o que aprendeu nessa década e meia personificando o líder indiano no monólogo Gandhi, um líder servidor e ética inspiradora, mais recentemente nos dois países em que se apresentou neste ano. “Os ensinamentos de Gandhi permanecem muito atuais, mas infelizmente não aprendemos nada”, afirma.

O cineasta e pesquisador cultural Leonardo Brant, por sua vez, vai relatar como, há dez anos, sua vida se transformou a partir de seu contato com a vida e a história de Mahatma Gandhi. ‘Estava em um momento de auge profissional, mas em uma profunda crise existencial, quando comecei a trazer seus ensinamentos e experiências para minha vida – a partir disso, mudei tudo, em relação ao trabalho, aos relacionamentos, à alimentação, à espiritualidade”, conta Leonardo. Em sua apresentação no Sesc Vila Mariana, ele anunciará seu novo projeto: Gandhi & Eu, uma viagem para a África do Sul, país fundamental para a formação do líder indiano, “onde Mahatma experimentou os primeiros atos de discriminação e iniciou sua luta pela verdade, a ética e a paz, muito antes de protagonizar a independência da Índia”, revela. Assim como Érico Hiller, Leonardo Brant fará uma viagem exterior, mas também interior, da mesma forma que João Signorelli fez neste ano – os três inspirados pela vida e legado de Gandhi, que se mantém absolutamente atual e necessário no século XXI.

Apresentações artísticas

Fábio Kidesh tem formação tradicional clássica, apresenta recitais com música tradicional (ragas) do norte da Índia (hindustani), é discípulo de Indrajit Banerjee, dedica seus estudos à música clássica indiana desde 2012. Indrajit vem de uma escola de mestres que estudaram na mesma escola que Ravi Shankar estudou. O repertório são os Ragas, peças milenares que vêm sendo repassadas de mestre a aluno.
Art Company fundada em 2008 pelas artistas e roteirista Karin Dormien Mellone e Viviane Victtorin, a companhia de teatro tem viajado pelo Brasil com peças infantis inspiradas nas obras de Tatiana Belinky. Ambas são responsáveis pelo roteiro e direção da Ópera Lua Alegria sobre Luiz Gonzaga e, devido ao seu sucesso, foi Especial de Ano da Rede Globo Nordeste. Elaboraram a pocket peça Caminhada do Sal para a Semana Gandhi, que será apresentada junto ao coro Pina Brasil.

36ª Semana Gandhi
Data: terça-feira, 10 de outubro de 2017
Horário: 19 horas

Local: Sesc Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo (SP)
Mais informações: (11) 3050-6188
Entrada Franca. Retirada de ingressos nas bilheterias do Sesc no dia do evento, a partir das 14 horas.
Limite de 2 ingressos por pessoa.