• Home
  • Notícias
  • Comunicação Não Violenta é tema de curso na Palas Athena
Notícias
14.02.2018
Comunicação Não Violenta é tema de curso na Palas Athena

Sandra Godoy - Palas Athena



Em tempos de polarizações políticas e intolerância em todos os níveis, alimentados pelos discursos de ódio tão presentes nas redes sociais e até mesmo nas relações interpessoais, acontece na Palas Athena o curso Comunicação Não Violenta (CNV), nos dias 4 e 5 de maio, ministrado pelo prof. Silvio de Melo Barros, especialista em Comunicação não violenta e mediação de conflitos.

“É uma comunicação que se conecta com a humanidade do outro, sem julgamento ou rótulos”, explica Silvio, acrescentando que o curso de 12 horas vai abordar, por exemplo, a habilidade de se comunicar a partir da esfera intrapessoal, “compreendendo seus sentimentos, suas necessidades, como lidar com a sua raiva, sem criar dor e cuidando da necessidade do outro”.

O curso terá uma introdução sobre a história e os conceitos essenciais da CNV, e dinâmicas em duplas e grupos. “Nestas vivências as pessoas poderão investigar a prática dos conceitos da CNV, e será um convite à reflexão profunda” afirma Silvio de Melo Barros.

O que é CNV - Comunicação Não Violenta? CNV é um processo desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Dr. Marshall Rosenberg, e está sendo utilizada em todos os âmbitos da sociedade por um crescente número de pessoas que desejam se relacionar de modo autêntico e ao mesmo tempo compassivo, visando atender às necessidades de todos os envolvidos. É uma alternativa extremamente eficaz à lógica destrutiva dos julgamentos, culpa e punição, e abre espaço para um diálogo onde se valoriza a autenticidade, os sentimentos e as necessidades escondidas por trás dos comportamentos do dia a dia.

Nos últimos 40 anos, o Dr. Marshall Rosenberg e sua equipe compartilharam essa abordagem com administradores escolares, professores, profissionais de saúde, policiais, mediadores, sistemas jurídicos, gerentes de empresas, detentos e guardas, líderes religiosos judeus, cristãos, budistas e muçulmanos, autoridades governamentais e outros, em mais de 50 países.


Sobre o docente
Silvio de Melo Barros, formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão Empresarial, ambos pela Universidade Monte Serrat. Personal e Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coach. Formado em Mediação de Conflitos pela Palas Athena. Conheceu a Comunicação Não Violenta (CNV) em 2008 com o treinador internacional Dominic Barter e aprofundou seus estudos com o treinador internacional de CNV Sven Frohlich Archangelo. Atualmente compartilha sua experiência em Comunicação Não Violenta como proposta de resolução de conflitos nos diversos ambientes sociais, palestrando em inúmeras instituições por todo o Brasil.


COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
Com Silvio de Melo Barros

4 e 5 de maio de 2018, sexta-feira das 19h às 21h30 e sábado das 9h às 18h
Inscrições: www.palasathena.org.br



Fique atento!

Neste ano, a Palas Athena Editora publicará dois livros de Marshall Rosemberg – psicólogo americano que desenvolveu a Comunicação Não Violenta: “Criar filhos compassivamente” e “Falar a paz num mundo em conflito”.

As datas de lançamento serão divulgadas em breve!