Notícias
22.07.2019
O que é o corpo de Qi e como cultivá-lo?

Maria Lucia Lee



O Qi é o sopro vital no qual estamos imersos por dentro e por fora. Embora seja invisível, percebemos a sua existência pelos efeitos que ele produz em nosso organismo e no mundo à nossa volta.

No organismo, o Qi é responsável pela vida. Em seu fluir contínuo, leva nutrição, elimina resíduos, protege e orienta a produção das substâncias necessárias para a manutenção da vida. Assim, se o Qi deixa de circular em nosso organismo, não há mais vida. O corpo de Qi é sensível e sofre influências dos pensamentos, emoções e hábitos corporais. Para cultivá-lo, deve-se regular a mente, as emoções e o corpo.

O Qigong (cultivo do Qi) são práticas tradicionais chinesas que têm como objetivo proteger a mente de pensamentos desequilibrantes, harmonizar as emoções e restaurar a movimentação natural do corpo. Portanto, a prática do Qigong requer uma abordagem ampla que integre mente, emoções e corpo.


Maria Lucia Lee é formada em Física pela USP. Dedica-se desde 1978 à pesquisa, estudo e ensino das artes corporais terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, tendo introduzido várias dessas metodologias no Brasil. Autora de livros, DVDs e CDs que se tornaram referências nacionais para o estudo e a prática das artes corporais terapêuticas da cultura chinesa.





Conheça as práticas chinesas oferecidas na Palas Athena, que trabalham mente e corpo e previnem processos orgânicos degenerativos e o envelhecimento precoce, propiciam o cultivo da atenção, o controle do estresse, o fortalecimento do sistema nervoso, entre outros benefícios.


Exercícios da Medicina Tradicional Chinesa
Com Maria Lucia Lee
Quintas-feiras, das 9h às 10h15

Tai Chi Chuan
Com Jaime Kuk
Segundas-feiras ou sexta-feira, das 10h às 11h

Dao Yin
Com Jaime Kuk
Quarta-feira, das 17h30 às 18h30