Assessoria de Imprensa

 

A Palas Athena Editora lançará no dia 10 de setembro, no 107º Fórum do Comitê da Cultura de Paz,  o livro A história de Irena Sendler – a mãe das crianças do Holocausto, da jornalista e escritora polonesa Anna Mieszkowksa (372 pp.).

Esta obra relata a dramática e surpreendente história de uma heroína ignorada – na verdade, da maior heroína da Segunda Guerra Mundial. Baseado em relatos diretos da própria Irena Sendler, de outros membros da resistência polonesa (incluindo alguns dos mais destacados, como Jan Karski) e de sobreviventes salvos por ela e seu grupo, o livro descreve, detalhadamente, a vida e as ações de uma das maiores personagens desse tempo trágico – que ficaria praticamente desconhecida até a queda do Muro de Berlim.

O livro, portanto, também relata as circunstâncias desse longo anonimato, e aquelas que afinal revelaram ao mundo o nome de Irena Sendler (a edição brasileira tem tradução direta do polonês por Eduardo Nadalin, além de notas explicativas e material iconográfico).

À época uma garota polonesa iniciando sua carreira no serviço de assistência social, Irena Sendler viu-se no centro da brutal história do século XX quando Varsóvia foi ocupada pelos nazistas, em setembro de 1939, e os judeus encarcerados no gueto para morrer de fome. Os sobreviventes seriam levados aos campos de extermínio. Irena Sendler integra-se então à Zegota, organização clandestina de ajuda aos judeus, na qual organiza e lidera um grupo de voluntários poloneses que, dia a dia, esquivando-se dos agentes alemães, entravam e saíam do gueto, salvando assim da morte mais de 2 mil crianças judias.

O preço seria alto: muitos dos voluntários são capturados e mortos, e a própria Irena Sendler é presa, torturada e condenada à morte pela Gestapo. Mas ela escapa e retoma seu “trabalho”: salvar da morte quantas crianças judias pudesse.

Irena Sendler passou as décadas seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial atrás da “cortina de ferro”. Malvista pelas autoridades pró-soviéticas da Polônia, que desconfiavam dos ativistas não-comunistas e, principalmente, dos ativistas pró-judeus, viveria uma espécie de segunda clandestinidade, desta vez histórica. A história de Irena Sendler – a mãe das crianças do Holocausto é parte fundamental do resgate de seu nome, de sua memória e do significado de sua vida para o tempo presente.

TRECHO
Estávamos no quarto ano de guerra e os alemães já conheciam todos os esconderijos concebidos pela resistência. Guarda-roupas, pequenos armários, fornos, compartimentos debaixo do assoalho, tudo isso há tempos já havia sido desmascarado. Inventei uma coisa nova. Meu plano para esconder o arquivo com as informações sobre as crianças foi o seguinte: no apartamento em que morava, havia uma mesa no centro de um cômodo cuja janela dava, parcialmente, para um jardim que ficava ao lado do prédio e, parcialmente, para a rua. Tive então a ideia de, sempre à noite, fazendo de conta que ia descansar, colocar uma tirinha de papel de seda enrolado no meio daquela mesa. No caso de alguém bater à porta, eu jogaria todo aquele material pela janela, em direção às plantas do jardim ao lado do prédio. Testei muitas vezes a eficácia desse meu plano de modo a estar bem preparada para a eventual chegada de visitantes indesejáveis.

FICHA TÉCNICA
Título: A história de Irena Sendler – a mãe das crianças do Holocausto
Autor: Anna Mieszkowksa
Tradutor: Eduardo Nadalin
Editora: Palas Athena
Gênero: Biografia e história
Capa: Brochura
Preço: R$52,00
Número de páginas: 376
Formato: 16×23 cm
ISBN: 978-85-60804-21-4

Lançamento:
107ª Fórum do Comitê da Cultura de Paz
10 de setembro de 2013 • terça-feira • 19 hor
as
Auditório do MASP • Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo / SP – Estação Trianon-MASP do metrô

Sobre a Palas Athena Editora
A Palas Athena Editora busca identificar e suprir necessidades bibliográficas do Brasil e outras comunidades de língua portuguesa. Em ação integrada com o Centro de Estudos Filosóficos, sua produção está orientada para o favorecimento do acesso, aproximação e troca de conhecimento entre as diferentes culturas, tradições e religiões. A editora publica obras de filosofia, mitologia, história de religiões e psicologia procurando estimular o leitor a refletir, despertando sua sensibilidade para as grandes questões existenciais e o exercício dos direitos e deveres da cidadania.

Informações à imprensa
Roseane Albuquerque

Assessora de Imprensa
(11) 3266-6188
roseanealbuquerque@palasathena.org.br
www.palasathena.org.br