Débora Spitzcovsky

 

Confira a matéria completa no site do Planeta Sustentável.

A inspiradora trajetória de vida da polonesa Irena Sendler, conhecida como uma das heroínas da Segunda Guerra Mundial, é o tema do livro A História de Irena Sendler – A mãe das crianças do Holocausto, escrito pela jornalista Anna Mieszkowksa.

A obra, que está sendo lançada no Brasil pela Editora Palas Athena, relata os desafios enfrentados por Sendler a partir de setembro de 1939, quando, no início da sua carreira no serviço de assistência social, assistiu à ocupação nazista na capital da Polônia. Disposta a ajudar os judeus encurralados no Gueto de Varsóvia para morrer de fome, Sendler entrou para a organização Zegota de ajuda clandestina aos judeus e, à frente de um grupo de voluntários, conseguiu salvar a vida de mais de duas mil crianças judias que estavam presas.

Toda a narrativa do livro polonês foi escrita com base em relatos da própria Irena Sendler, que morreu em 2008, e de colegas da resistência polonesa e sobreviventes resgatados por ela na época da Segunda Guerra Mundial.

O lançamento da obra acontece em 10/09, em São Paulo, durante o 107º Fórum do Comitê da Cultura de Paz. Com a presença do rabino Michel Schlesinger e do cônego José Bizon, o evento debaterá o que leva alguém a colocar a própria vida em risco para salvar outras pessoas e se a atual sociedade também será capaz de oferecer um futuro digno aos jovens brasileiros que são vítimas da indiferença social e da violência estrutural. A participação no Fórum é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

LIVRO “A HISTÓRIA DE IRENA SENDLER – A MÃE DAS CRIANÇAS DO HOLOCAUSTO”
Autor: Anna Mieszkowksa
Tradutor: Eduardo Nadalin
Editora Palas Athena
372 páginas

107º FÓRUM DO COMITÊ DA CULTURA DE PAZ
Data: 10/09
Horário: 19h
Local: Auditório do Masp
Endereço: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista – São Paulo/SP