Assessoria de Imprensa

Fechando o ano de 2013 a Palas Athena Editora lança, em conjunto com Zendo Brasil Editora, em 12 de dezembro, o livro “A coisa mais preciosa da vida”, por Shundô Aoyama Rôshi.

Esta obra nos leva a refletir sobre a coisa mais preciosa que temos, a vida. Os relatos que se sucedem ao longo destas páginas mostram o fluir da vida sob o olhar penetrante de uma Mestra Zen. Sem exortações, sem admoestações. Nada para se julgar – como na prática do zazen. As personagens com as quais se encontra e dialoga são as que encontramos todos os dias: mães; passageiros silenciosos de um ônibus; jovens estudantes; devotos aflitos; anciãos; cerejeiras em flor. Nas suas histórias tudo se torna matéria-prima para acessar o essencial. O único recurso literário que se permite é regar as cenas com haikais, que revelam aquilo no qual a autora é mestra: a profundidade da vida, a fragilidade e o destemor presente em todas as coisas, a vocação humana para atravessar à outra margem.

Um livro recomendado tanto para quem se interessa pelos ensinamentos zen-budistas como para quem deseja simplesmente penetrar na essência da própria vida.

O lançamento acontecerá na sede da Palas Athena, às 19h30 e terá palestra e sessão de autógrafos com a monja Coen Sensei, missionária da tradição Soto Shu – Zen Budismo.

Trecho do livro:
Foi aos 15 anos, na primavera, que raspei a cabeça e ingressei no Nisôdô, Mosteiro Feminino de Nagoia. Depois de um período letivo, no fim de julho, preparei-me para voltar para casa após quatro meses de ausência. Queria fazer tanta coisa durante o mês de férias de verão que, quando chegou a hora de partir, minha mala estava quase explodindo. (…). Além disso, os bondes, logo após a Segunda Guerra Mundial, eram muito utilizados e estavam sempre lotados. Com muito esforço, finalmente consegui entrar levando minha mala gigante, mas estava esmagada contra a porta, sem poder mexer um dedo sequer. Precisava descer na estação de Nagoia, mas justo nessa hora não consegui achar minha carteira, o que me deixou desesperada. Nesse momento, uma pessoa tirou rapidamente um bilhete do bolso e me disse: “Por favor”. Como eu estava bloqueando a saída, fiquei nervosa e mal balbuciei palavras de agradecimento antes de entregar o bilhete ao condutor e descer para a rua, sob o sol escaldante de verão. Não pude ver nem perguntar quem era. Essa pessoa simplesmente disse “por favor” e se foi com o bonde. Ainda hoje, lembro-me apenas da voz dizendo “por favor” e da mão que me entregou o bilhete. Desde então, passaram-se mais de 60 anos. Faço votos para que essa pessoa ainda esteja bem e em plena saúde.

Sobre a autora
Shundô Aoyama é a primeira monja a alcançar o grau de Grande Mestra Superiora dentro da tradição Shôtô-Shû e reconhecida internacionalmente por seu vasto conhecimento do Budismo, profícua produção literária, engajamento no movimento do diálogo inter-religioso e intensa atividade como abadessa e mestra da tradição Soto-Zen. Ela foi mestra de treinamento monástico de Monja Coen.

Sobre a Monja Coen Sensei
Monja Coen Sensei é missionária oficial da tradição Soto Shu e é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Iniciou seus estudos budistas no Zen Center de Los Angeles. Foi ordenada monja em 1983 e no mesmo ano foi ao Japão, onde permaneceu por 12 anos no Convento Zen-Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo. Retornou ao Brasil em 1995 e liderou as atividades no Templo Busshinji, durante seis anos. Em 1997, foi a primeira mulher e a primeira pessoa de origem não japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil, cargo em que permaneceu por um ano.

Lançamento – A coisa mais preciosa da vida
12 de dezembro, quinta-feira, às 19h30

Associação Palas Athena
Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista, São Paulo, SP
Informações: www.palasathena.org.br

Informações à imprensa
Roseane Albuquerque
Assessora de Imprensa
(11) 3266-6188
roseanealbuquerque@palasathena.org.br