Assessoria de Imprensa | Colaboração Denise Ribeiro

palas athena

Palas Athena Notícias
nº 87 | ano 12 | novembro 2014

Último fórum do ano trata das redes
que compõem a vida


Sabia que, para ter uma vida saudável, inclusive psíquica, nosso corpo convive com mais de 1 quatrilhão  de bactérias? Esse e outros relatos científicos integram a palestra VIDA É INTERDEPENDÊNCIA – As Redes que nos sustentam e renovam tema do 117º Fórum do Comitê da Cultura de Paz – o último do ano – que o cardiologista Georg Tuppy dará no Masp, no dia 4 de novembro.

Ele falará sobre os sistemas de comunicação dos vegetais e mamíferos e sobre o assombroso papel que as bactérias desempenham na nossa vida. Ficaremos sabendo que a codependência entre homem e bactérias é cada vez maior e mais profunda.

Conhecer a complexidade dessas relações, que se expandem para todas as formas de vida, gera uma infinidade de questionamentos. Muitos deles serão tratados pelo palestrante, ao analisar os resultados de algumas das inúmeras pesquisas científicas já realizadas sobre o tema. Georg Tuppy nos contará como os fenômenos naturais em nosso planeta podem ser provocados por uma rede complexa de interdependências.

04 de novembro – terça-feira – 19h
ENTRADA FRANCA
Auditório do MASP ? Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 – São Paulo/SP – Estação Trianon-Masp do metrô

I Seminário Internacional de Medicina Integrativa

O hospital Israelita Albert Einstein, com o apoio da Palas Athena, organiza o I Seminário Internacional de Medicina Integrativa. Este simpósio abordará a Medicina Integrativa e sua interface com a Oncologia e Hematologia, bem como com as áreas básicas que sustentam as evidencias utilizadas na especialidade.

Entre os palestrantes estarão profissionais de instituições referência na área, como MD Anderson Cancer Center, Society for Integrative Oncology e a Universidade do Arizona. Será apresentado o r?elato de? experiência do Einstein com a atuação clínica do Grupo de Medicina Integrativa – pioneiro no Brasil – nos últimos oito anos e a experiência brasileira relacionada à política nacional de práticas integrativas no SUS (PNPIC – SUS). Também será oferecido curso pré-simpósio de Terapias Integrativas em Oncologia.

Saiba mais: http://goo.gl/4W2bnd

Desconto para alunos da Palas Athena – Utilizar a opção: **Pós-graduandos, Ex-alunos e Professores HIAE.


Veja Também
Resiliência para Profissionais da Saúde: Como encontrar calma, clareza e presença compassiva em meio à tempestade do trabalho diário – Seminário Internacional com Susan Bauer-Wu



Afrodite, práticas meditativas, resiliência

Está bem rica e diversificada programação de cursos em novembro e dezembro. Confira os títulos e os professores responsáveis pelos cursos. Mais detalhes você encontra no site.

Novembro
Teoria e Prática do Conflito –   Wolfgang Dietrich
O Mito no Mundo Hoje – Camilo Ghorayeb
A Sinfonia do Mundo- Ciência, Filosofia e Arte – Edgar de Assis Carvalho
Quebrando o ciclo da violência – O caminho transformador da meditação –  Dom Laurence Freeman
Para Além do Bem e do Mal – Elisabete Lepera
Os perigos do amor – Afrodite e Eros na Tragédia Grega – Cristina Franciscato
A estrutura energética do organismo humano e seu uso terapêutico no Tai Chi Chuan – Prof. Jaime Kuk
Workshop Módulo I de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas – Lia Diskin

Dezembro
Resiliência para Profissionais da Saúde: Como encontrar calma, clareza e presença compassiva em meio à tempestade dos Serviços de Saúde – Susan Bauer-Wu
O Marketing e o Consumo sob a ótica da psicologia de Jung   – Marcelo Jordão


Autobiografia de Gandhi, que estava esgotada, ganha reedição

capa_-_so_frente.jpg“Os fins estão nos meios como a árvore na semente”, costumava dizer Mahatma Gandhi, cujos ensinamentos guiaram a trajetória de figuras notáveis do nosso tempo como Martin Luther King Jr, Nelson Mandela e Dalai Lama, que se tornaram seguidores e propagadores da não violência e da cultura de paz. O livro “Gandhi: Autobiografia – Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade” – que a Palas Athena Editora acaba de relançar com o apoio financeiro do Ministério da Cultura do Governo da Índia –, narra a saga empreendida pelo grande líder indiano, na construção diária desses e de outros conceitos que fundamentam seu pensamento.

É surpreendente acompanhar, na voz do próprio Gandhi, todas as dificuldades que enfrentou em sua luta de 40 anos pela independência da Índia. Ele não se furta a confessar seus tropeços, a expor suas fragilidades, envolvendo o leitor nessa fascinante aventura em busca da verdade, em que a coerência entre discurso e ação aparece como principal valor. Mestre dos paradoxos, Gandhi evitava as conclusões simplistas, os reducionismos excludentes, o senso comum que atende oportunismos sem medir consequências.

Leia mais: http://goo.gl/hKAWrJ

 

Rajni Bakshi, uma intérprete atual de Gandhi

rajni_07.10__9_.jpgPor uma cultura de mercado  além da ganância e do medo. Foi esse o tema do seminário, com um dia e meio de duração, que a jornalista indiana Rajni Bakshi ministrou para 37 pessoas na Palas Athena. Ela discorreu sobre os meios necessários para construir um sistema econômico baseado nos princípios da não-violência e da sarvodaya: o bem estar de todos.

Por quase meio século depois da morte de Gandhi, suas ideias sobre economia, indústria e comércio foram ignoradas. Muitas vezes ele foi apresentado como um pensador que era contra as máquinas, interessado em construir vilarejos isolados como pequenas repúblicas, numa época em que a tecnologia e as crescentes aspirações materiais levavam o mundo na direção oposta.

Somente nas últimas duas décadas, quando o “desenvolvimento sustentável” tornou-se palavra de ordem, as ideias de Gandhi sobre sistemas econômicos passaram a ser revisitadas. 

Rajni Bakshi explicou que a expressão ‘Economia Gandhiana’ é uma contradição. A economia convencional mantém distância da ética e da moralidade. Gandhi se revoltava diante de muitos pressupostos básicos da economia clássica, especialmente a noção de que somos todos fundamentalmente criaturas que maximizam bens e vantagens. Gandhi tinha profundo respeito pelo talento de gerar riqueza e considerava o comércio um elemento vital do tecido social. 

Mediação de Conflitos Entre Jovens, na Visão da Pioneira Belinda Hopkins


dsc02361.jpgA educadora britânica Belinda Hopkins era uma professora de inglês inconformada com a maneira autoritária como os conflitos escolares eram tratados. Considerava ineficaz a tentativa de resolvê-los a partir de perguntas pouco acolhedoras e achava inadmissível não haver espaço para os estudantes se expressarem. “As escolas querem saber o que aconteceu, quem começou, quem é o culpado e que punição devo aplicar”, argumenta. Segundo Belinda, que há 20 anos vem pesquisando formas mais acolhedoras de resolver conflitos, muitas injustiças são cometidas nas escolas, porque os adultos criam regras para as crianças obedecerem, em vez de convidá-las a construir conjuntamente acordos ou combinados, baseados nas necessidades delas.

Construção conjunta, aliás, foi o eixo central do seminário Estratégias Restaurativas – sua Aplicação em Contextos Juvenis – que Belinda realizou na Associação Palas Athena, em São Paulo. Durante dois dias, ela apresentou conceitos inovadores aos 99 participantes – a maioria educadores –, técnicas eficientes para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e formas respeitosas de restaurá-los quando são abalados por algum conflito. “Na escola, no trabalho, no dia a dia com o cliente, na família, os relacionamentos são a coisa mais importante que existe. O ponto de partida é construir pontes que facilitem a conexão entre as pessoas”, explica Belinda.

Leia mais: http://goo.gl/m7IHbu

“Todo mundo precisa de alguém”
Entrevista de Lia Diskin para o Portal Namu

Em entrevista ao Portal Namu, Profa. Lia Diskin diz que consumismo é uma tentativa de suprir a carência de laços afetivos cada vez mais escassos. Assista a entrevista.

Lia Diskin

 

 

Bazar na Palas Athena

Divirta-se e colabore com os projetos sociais da Palas Athena ponha para circular as energias estagnadas! Faça uma limpa do bem e doe aquelas roupas bacanas que você não usa, traga aqueles objetos que estão atrapalhando a arrumação! 

Marque na sua agenda e venha garimpar no Bazar da Palas Athena, começa na segunda semana de novembro! 


associe-se


Palas Athena

Alameda Lorena, 355 – Jardim Paulista – São Paulo
Tel (11) 3266-6188
www.palasathena.org.br