Denise Ribeiro – Palas Athena

 

No final do ano, termina o programa de formação em Cultura de Paz e Dinâmicas da Convivência, organizado pela Palas Athena para 40 jovens do grupo Néctar Beija Flor. Entre os temas abordados no curso, que durou dois anos, estão as disciplinas de Diálogo, Comunicação Não Violenta, Dança Circular, Mediação de Conflitos e Jogos Cooperativos.

O Néctar Beija Flor é integrado por adolescentes de 14 a 17 anos, que moram em Diadema, na Grande São Paulo. Eles se formaram para atuar como multiplicadores do conteúdo apreendido. A primeira experiência como multiplicadores aconteceu em outubro, quando eles trabalharam com adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – programa do governo federal que sucedeu o Adolescente Aprendiz. Foram cerca de 120 os jovens que participaram das atividades, centradas em Jogos Cooperativos, tema escolhido pelos próprios multiplicadores.

O programa de dois anos começou com oficinas ministradas por professores da Palas Athena, tanto na sede da Associação quanto nas instalações da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz). Nos últimos meses, a formação se deu na sede da Rede Cultural Beija Flor, parceira do projeto. Como trabalho final, os jovens estão organizando um evento, cujo objetivo é dialogar sobre a importância da cooperação nas relações humanas e no convívio em grupo. A apresentação será feita pelos multiplicadores para os parceiros da Rede Beija Flor e para os adolescentes que participaram do workshop sobre Jogos Cooperativos.

“É nítida a transformação dos jovens depois desse processo de aprendizado. Antes demorava demais para iniciar as oficinas, porque eles eram muito dispersos”, recorda Priscila Fonseca, coordenadora do projeto pela Palas Athena. “Agora, a postura deles mudou. Estão muito cooperativos e passaram a propor atividades, demonstrando que interiorizaram o conteúdo”, alegra-se ela.