Palas Athena
No dia 23 de junho aconteceu na Palas Athena a Celebração do Inverno, uma noite com palestras, vivências e expressões artísticas.
A atividade contou a participação das professoras Sandra Taiar e Helena Kobayashi, do grupo teatral Grypo Mirar de Playback Theatre e da Sanfoneira Eleonora Sampaio – da Associação São Joaquim.
Na ocasião, os professores Paulo Varella e Regina Atulim nos presentearam com um lindo texto:
O INVERNO
Diz uma antiga lenda grega que as estações do ano surgiram após Perséfone, filha da deusa das colheitas, Deméter, ter sido raptada por Hades, o deus do reino inferior. A tristeza da deusa provocou a morte das árvores, das flores, dos frutos, que secaram e transformaram a terra, outrora fértil, em um campo improdutivo.
Preocupado com essa situação, Zeus pediu a Hermes que convencesse Hades a deixar Perséfone passar parte do ano com a mãe e assim foram criadas as estações do ano: durante os meses da primavera e do verão, quando Perséfone estava com a mãe, a terra tornava-se fértil e os homens plantavam e realizavam as colheitas que iam provê-los durante os meses do outono e do inverno, quando Perséfone voltava para o marido, em Hades, e a terra entrava em um período de descanso.
Neste ano, o inverno terá início à 1h 24 min do dia 21 de junho. Nesta época, em nosso hemisfério, os raios solares atingem a superfície da Terra mais obliquamente, principalmente nas regiões de latitudes médias. A partir de então, a cada dia, o hemisfério sul começa diariamente a receber mais energia solar, preparando-se para o início da primavera em setembro. Esse aumento da energia solar não é sentido imediatamente porque a superfície e a atmosfera da Terra respondem vagarosamente a esse aquecimento gradual.
Por isso, durante os meses de julho e agosto, principalmente, o frio nos convida à reflexão. É tempo de introspecção, de análise de nosso mundo interior, esquecido, por vezes, durante os meses quentes que nos atiram para fora de nossas casas e para fora de nós mesmos.
Confundida, muitas vezes, com uma época de solidão, muitas pessoas sucumbem à depressão por estarem “vazias”, descarregadas de sua energia vital pelo frenesi do verão. As pessoas que mais sofrem são aquelas que não se abasteceram com novos conhecimentos, novos desafios durante o outono.
A natureza nos dá o que precisamos: precisamos do vigor e da ação que nos proporciona os meses de verão. Mas, os momentos em que nos deparamos com nossa intimidade e avaliamos se estamos no caminho certo são fundamentais. E é com isso que o frio nos agracia.
Bem vindo, inverno!
Que seus dias frios nos façam seres humanos melhores na primavera…
CONFIRA AS FOTOS
Deixar Um Comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.